Painel sobre startups marca encerramento do Encontro do Iclei em Porto Alegre

18/08/2023 16:05

O 2º Encontro Regional Iclei Sul encerrou-se no início da tarde desta sexta-feira, 18, com o painel “Startups e inovação aberta: soluções disruptivas para a sustentabilidade”. A Bioplix foi a startup premiada como destaque pelo Iclei Innovation e é especializada em revestimentos comestíveis inovadores, o que prolonga a durabilidade de frutas e verduras.

“Hoje nós tratamos a inovação como a capacidade de pegar ideias e transformar em ações. Estamos trabalhando para adicionar camadas de valor aos projetos que já existem na nossa cidade, com as soluções criativas das startups”, explicou o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto.

O painel também contou com as participações de Erika Azevedo, sênior fellow de Inovação pela Sustentabilidade do Iclei América do Sul;  Rodrigo Corradi, secretário-executivo adjunto do Iclei América do Sul; do diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Everaldo Daronco; e do CEO da startup Bioplix, Luan Rios Paz.

O encontro reuniu governos locais associados ao Iclei no Sul do Brasil e seus respectivos parceiros, entre os dias 16 e 18, no Farol Santander, sob o tema “Inovação Urbana pela Sustentabilidade”. A Prefeitura de Porto Alegre apoia o evento promovido pelo Iclei - sigla em inglês para “Governos Locais pela Sustentabilidade”.

“Foram momentos muito ricos para troca de informações em relação a instrumentos adequados para desenvolvermos uma economia de baixo carbono e resiliente”, destacou a diretora de políticas e projetos de sustentabilidade da Smamus, Rovana Reale Bortolini, em sua fala de encerramento. Rovana também agradeceu a todos que viabilizaram o evento e convidou os visitantes da capital gaúcha a conhecerem nossa cidade.

Dentro da programação, ocorreu o Encontro Regional Sul 2023 do Fórum CB27, que reuniu secretários de meio ambiente de 14 capitais na tarde de quarta-feira, 16. O Fórum é um espaço para discutir pautas da justiça climática e da inovação, numa forma de cooperação multinível e articulação política. 

Na manhã de quinta-feira, 17, ocorreu a entrega das dez primeiras certificações em sustentabilidade ambiental. A certificação é um reconhecimento concedido aos empreendimentos que adotarem medidas que contribuam para a redução do consumo de água, energia, de emissões diretas de gases de efeito estufa e para a redução e reciclagem de resíduos sólidos. O programa também busca estimular a política da construção sustentável na cidade. Na mesma ocasião, o prefeito Sebastião Melo e o secretário de Governança, Cássio Trogildo, receberam do secretário executivo do Iclei, Rodrigo Corradi, e do oficial júnior do programa Construindo Cidades Resilientes no Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres – Américas e Caribe, Clément da Cruz, o certificado que consolida a capital gaúcha como cidade hub de resiliência. 

Governos associados - O Iclei uma rede global, ativa em mais de 130 países, parceira de mais de 2.500 governos locais e regionais (entre eles, o de Porto Alegre), e comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. O Iclei América do Sul conta com 130 governos associados em oito países da região. No Brasil, a rede possui 89 associados que, junto da equipe de especialistas do Iclei, têm o objetivo de gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.

Aline Czarnobay

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes