Oficinas do Plano Diretor contaram com mais de 600 participações 

01/06/2023 10:07
Arthur Vargas / SMAMUS / PMPA
 Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Última oficina temática abordou o eixo Gestão da Cidade

A sétima e última oficina temática do Plano Diretor ocorreu na noite de quarta-feira, 31, reunindo cerca de 80 pessoas, de forma presencial e on-line. Os sete encontros foram realizados durante o mês de maio e contaram com mais de 600 participações, sendo que foi possível uma pessoa participar de mais de uma oficina.

“Chegamos a esta última etapa das oficinas temáticas, com o eixo Gestão da Cidade. A participação das pessoas, buscando respostas para nossos maiores problemas, possibilita a construção de um plano diretor que de fato atenda ao que queremos, que apresente políticas públicas efetivas”, destacou o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, presente na abertura. As oficinas abrangeram os temas Desenvolvimento Social e Cultural; Patrimônio Cultural; Mobilidade e Transporte; Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana; Desenvolvimento Econômico; e Gestão da Cidade. 

Para responder à pergunta “como podemos alinhar as diversas ações da prefeitura para garantir coerência na implementação das estratégias do Plano Diretor?”, os participantes apresentaram sete propostas. Em votação, a maioria optou pela proposição: aprimorar a interação do setor público com a iniciativa privada, desburocratizando essa relação e estimulando o uso dos instrumentos urbanísticos para garantir o perfeito aproveitamento do solo urbano, principal ativo do município, e não mais para restringir formas de uso e ocupação.

A doutora em arquitetura e urbanismo, diretora de relações institucionais da empresa de saneamento Ambiental Ceará, Águeda Muniz, palestrante da noite, provocou os presentes questionando se saberiam dizer quais os projetos estruturadores de Porto Alegre. “Identificar qual o propósito da cidade é um ponto fundamental para guiar os trabalhos”, explicou, enquanto apresentava diversos exemplos de iniciativas bem sucedidas implementadas em Fortaleza, cidade em que atuou como secretária de Urbanismo e Meio Ambiente. “Precisamos reconhecer especificidades locais para dinamizar e intensificar vocações”, frisou. 

A diretora de Planejamento Urbano da Smamus, Patricia Tschoepk, explicou os próximos passos da revisão do Plano Diretor. “Concluímos esta etapa, a última de leitura da cidade, e teremos na sequência um seminário para apresentação dos resultados produzidos nas atividades.”

Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes