Novas churrasqueiras da Orla do Lami estão disponíveis para uso no Carnaval

13/02/2026 17:07
Sérgio Louruz/SMAMUS
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Trabalhos foram acelerados para que as estruturas estivessem disponíveis para uso neste Carnaval

A Prefeitura de Porto Alegre entregou nesta sexta-feira, 13, um novo conjunto com nove churrasqueiras abertas, equipadas com mesas e bancos, na Orla do Lami, na Zona Sul. Os trabalhos foram intensificados para que as churrasqueiras e também três quiosques cobertos e mobiliados já estivessem disponíveis para uso no feriado de Carnaval. As estruturas ampliam as alternativas de lazer ao ar livre.

“Os equipamentos integram um conjunto de melhorias que qualificam os trechos e garantem mais estrutura para a população. Queremos espaços mais resilientes, preparados para receber as pessoas com conforto e segurança, e também capazes de enfrentar os desafios climáticos”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

Com 85% das obras de revitalização da Orla concluídas, as equipes atuam na finalização das contenções, execução dos passeios e na continuidade do plantio de grama. As intervenções têm a conclusão prevista para o final do primeiro semestre de 2026.

“É uma qualificação importante para a cidade, pensada especialmente para a comunidade. Convidamos todos a virem aproveitar a Orla e a conhecer de perto a obra, que valoriza o espaço público e amplia as opções de convivência”, afirma o chefe de Gabinete da Smamus, Joaquim Cardinal.

A revitalização inclui ainda a reforma de outros dois quiosques, duas rampas de acesso para barcos, oito rampas acessíveis e dez escadas de acesso à faixa de areia, além da instalação de dois playgrounds, academia ao ar livre, estação de saúde e novos mobiliários urbanos, como bancos, lixeiras e bicicletários. Ao longo do passeio, também estão sendo implantadas estruturas elevadas, 45 centímetros acima do nível da calçada, que funcionarão como proteção da área revitalizada.

“Está ficando muito bom. Planejo vir com a família toda para cá em algum dia do feriado de Carnaval. A gente fica o dia todo e as crianças aproveitamo”, disse Ana Kátia Azevedo, comerciária de uma loja de roupas da região e moradora da Zona Norte.

A intervenção é viabilizada pelo Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, com investimento de R$ 6.770.862,40, oriundos do Termo de Conversão em Área Pública firmado com a empresa Multiplan, em razão do loteamento localizado na avenida Diário de Notícias.
 

Carolina Cesa

Cristiano Vieira