Mudas de árvores recebem nova técnica de manutenção na Capital

26/10/2021 16:06
Sérgio Louruz/SMAMUS PMPA
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Projeto-piloto é desenvolvido na Praça Jornalista Orlando Loureiro



A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) iniciou a implementação de uma nova técnica para manutenção de mudas de árvores com a utilização de galhos triturados, denominada mulching. O projeto-piloto está sendo desenvolvido na praça Jornalista Orlando Loureiro, localizada na rua Ernani Behs (bairro Campo Novo). A nova técnica ajuda a manter a umidade e reduz a quantidade de árvores que não conseguem se desenvolver. 

Conforme o gerente da Equipe de Produção Vegetal, engenheiro agrônomo Rogério Schmidt, o mulching reduz a competição por água e nutrientes com plantas daninhas. "Evita a germinação e o crescimento de plantas daninhas junto à base das mudas, protege o solo do impacto das chuvas e do sol intenso e também fornece nutrientes, a partir da decomposição do material aplicado."

O mulching utilizado é oriundo da Unidade de Compostagem do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

A manutenção das mudas envolve as seguintes etapas: limpeza do terreno junto à base das mudas, por meio de capina; aplicação de mulching; distribuição e construção da bacia de irrigação com os galhos triturados, para facilitar a manutenção; e irrigação das mudas.
 
Em 2020, Porto Alegre recebeu o plantio de 1.955 novas árvores – 715 em vias públicas carentes de arborização e 1.150 para recompor Áreas de Preservação Permanente, sendo 940 mudas no trecho 3 da Orla do Guaíba e outras 300 na praça onde está sendo desenvolvido o projeto-piloto. Estes plantios correspondem à  execução da primeira fase dos trabalhos licitados pela prefeitura. A intenção é de que todas as 1.955 mudas recebam irrigação e poda durante o período de verão e, conforme disponibilidade de insumos e mão de obra,  também a aplicação de mulching.

A coordenadora de Arborização Urbana da Smamus, Verônica Riffel, destaca a importância desta iniciativa, especialmente com a chegada dos meses mais quentes, de forma a diminuir a quantidade de árvores que não conseguem se desenvolver. "Paralelamente, estamos elaborando licitação para implantação de novas mudas, com manutenção por aproximadamente cinco anos."
 

Aline Czarnobay

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes