Lago do Parcão começa a ser desassoreado

01/06/2023 15:44

  

Sérgio Louruz/SMAMUS PMPA
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Processo irá proporcionar ganho na quantidade e qualidade de água

O desassoreamento do lago do Parque Moinhos de Vento, o Parcão, começou nesta semana. As obras irão recuperar o lago, proporcionando melhores condições à fauna e qualificando o entorno. Os trabalhos estão sendo executados na vazão de 650 litros por hora e estima-se a retirada de 5 mil metros cúbicos de sedimentos, o que irá aumentar a profundidade em até um metro e possibilitar ganho na quantidade e qualidade de água.

Os trabalhos são fiscalizados por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e envolvem desassoreamento, drenagem, paisagismo, gerenciamento e educação ambiental, além de manejo da fauna e flora. "Pelo bom andamento e não havendo longos períodos de chuva, será possível concluir a revitalização até novembro”, diz o diretor de Áreas Verdes da Smamus, Alex Souza.

No início desta semana, os equipamentos de grande porte - escavadeira e draga - chegaram ao canteiro de obras. Nesta quinta-feira, 1º, foi a vez da máquina para perfuração do poço artesiano. As intervenções compreendem a instalação de uma ensecadeira, que está recebendo o material dragado. O poço artesiano que vai suprimir a escassez de água em períodos de seca também foi executado.

Contrapartida - As obras no lago tiveram ordem de início em 10 de março e estão sendo executadas pela empresa Bourcheid Engenharia e Meio Ambiente. O entorno receberá cinco áreas com bancos e vegetação, criando espaços para contemplação. O moinho, símbolo do parque, receberá pintura, preservando as cores atuais. Será realizado trabalho de recomposição das bordas do lago com pedras.

A intervenção é resultado de Termo de Alienação de Solo Criado por Contrapartida (TASCC), firmado com a Melnick, para a aquisição de índices construtivos necessários para a implantação de empreendimento na avenida Nilo Peçanha. A estimativa é de que sejam investidos R$ 2,721 milhões, incluindo projeto, gerenciamento e execução.

O andamento dos trabalhos pode ser acompanhado pelo QR Code que consta em placas instaladas pelo parque e nos banners da área com tapumes.

Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes