Infraestrutura urbana é tema da quinta oficina do Plano Diretor

25/05/2023 22:05

Com o objetivo de apresentar uma solução para a pergunta "como podemos  estimular o desenvolvimento dos bairros, contemplando o acesso a serviços, equipamentos e infraestrutura adequada?", ocorreu na noite desta quinta-feira, 25, mais uma oficina temática do Plano Diretor.

Sob o tema Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana, os cerca decem¬†participantes, presenciais e on-line, apresentaram oito¬†sugest√Ķes, abrangendo aspectos como uso misto, fachadas ativas, prioriza√ß√£o do transporte p√ļblico e revitaliza√ß√£o de espa√ßos p√ļblicos de conviv√™ncia. Em vota√ß√£o, a maioria optou pela¬† proposi√ß√£o: reavaliar a metodologia de c√°lculo do estoque de solo criado por quarteir√£o; regular a altura m√°xima das edifica√ß√Ķes exclusivamente a partir dos demais regramento urban√≠sticos¬†e reduzir afastamentos, para permitir um melhor aproveitamento de √°reas que tenham potencial de densifica√ß√£o e¬†garantir o uso misto.

‚ÄúEstamos desenvolvendo este processo participativo que nos possibilita construir um plano diretor que de fato atenda √†s necessidades de nossa cidade. S√£o momentos de troca de conhecimento e de produtivo di√°logo‚ÄĚ, disse o secret√°rio do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

‚ÄúO Plano Diretor tem impacto enorme nas nossas vidas. Como nos locomovemos, o acesso a servi√ßos, como moramos. A revis√£o deve buscar solu√ß√Ķes para as diferentes √°reas que permeiam nossa vida na cidade‚ÄĚ, destacou a diretora de Planejamento Urbano da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Patr√≠cia Tschoepke.

Desafios - Presente na oficina,¬†o jornalista e escritor Raul Juste Lores salientou¬†que Porto Alegre √© uma das cidades brasileiras com maior chance de chegar ao s√©culo 21, urbanisticamente. Segundo ele, um dos desafios¬†√© fazer¬†bons bairros, com boa estrutura. "Em Porto Alegre, poucos bairros t√™m alta densidade ocupacional e quanto menos densa a cidade, maiores s√£o custos de servi√ßo de √°gua, esgoto, banda larga e menor¬†√© a efici√™ncia do transporte. N√£o faz sentido adensar onde n√£o h√° infraestrutura‚ÄĚ, defendeu Lores.

As oficinas temáticas do Plano Diretor se estendem até a próxima semana, com mais dois encontros.

29/05: Eixo Tem√°tico 6 - Desenvolvimento Econ√īmico - Fernando Ferreira
31/05: Eixo Tem√°tico 7 - Gest√£o da Cidade - √Āgueda Muniz

¬†As inscri√ß√Ķes s√£o gratuitas e podem ser feitas pelo link.

Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça