Gincana para estudantes promove educação ambiental na Redenção

22/11/2023 12:43
Sérgio Louruz/ SMAMUS / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Entre as dinâmicas, alunos do La Salle Pão dos Pobres procuraram figuras de animais nativos da cidade pelo parque

A Gincana da Primavera foi realizada com 28 alunos do Ensino Fundamental na manhã desta quarta-feira, 22, no Centro de Visitantes do Parque Farroupilha (Redenção). Promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a atividade tem o objetivo de demonstrar a educação ambiental na prática.

“É a gente mesmo que destrói a natureza e, quando digo a gente, não são só as crianças, mas todos os seres humanos, que às vezes jogam lixo no chão. Tanto que o planeta está nesta ebulição global”, disse a pequena Ana Clara, de 12 anos, ao explicar a bandeira e o nome de “Terroristas da Primavera” que seu grupo escolheu para participar da brincadeira. “O ‘terror’ do nome está relacionado ao fato de, em um mesmo dia, a gente sentir calor e frio”, explicou.

Com dinâmicas como procurar figuras de animais nativos da cidade pelo parque, nos espaços em que habitam, e descobrir quais resíduos são recicláveis e orgânicos, os estudantes do colégio La Salle Pão dos Pobres contaram também com apoio dos técnicos da Equipe de Fauna Silvestre no desenvolvimento das atividades. “A gincana auxilia na compreensão da importância da preservação. Hoje, apresentamos diversas espécies nativas para os alunos e assim eles passam a compreender mais e melhor nossas fauna e flora”, explica a chefe da Equipe de Educação Ambiental da Smamus, Juliana Herpich, destacando que este tipo de dinâmica auxilia a cidade a longo prazo.

As brincadeiras da gincana se encerraram com passeio de trem por todo o parque, numa parceria com o permissionário do Trenzinho da Redenção, que ofereceu a experiência.

Redenção – Foram iniciadas nesta semana obras de qualificação no Parque Farroupilha. O investimento é de aproximadamente R$ 300 mil e inclui a instalação de rampas, reforma nos sanitários e bebedouros acessíveis.

Fernando Ramires (estagiário)/Supervisão: Aline Czarnobay

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes