Extremo Sul da cidade recebe exposição do Plano Diretor

25/09/2022 14:45
Sérgio Louruz/SMAMUS/PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Atividade retorna à região depois das oficinas de 2019

A exposição do Plano Diretor de Porto Alegre esteve neste domingo, 25, na Escola Professor Larry José Ribeiro Alves, na Restinga. Durante todo o dia, moradores da região de planejamento 8, que engloba os bairros Restinga, Ponta Grossa, Belém Novo, Lageado, Lami, Chapéu do Sol, Extrema, Boa Vista do Sul, Pitinga, São Caetano e Hípica, participaram da etapa de leitura da cidade do processo de revisão do plano diretor.

“Esta região apresenta suas realidades bem diferentes de Porto Alegre. Uma mais urbana e outra rural. Por isso, a contribuição dos moradores é tão importante para nossa compreensão de desenvolvimento da cidade que queremos”, explica a coordenadora de Planejamento Urbano, Vaneska Henrique.

A atividade retorna à região depois das oficinas de 2019. O processo de revisão do plano precisou ser interrompido em função da pandemia. O representante da região no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, Dinar Melo, acredita que agora é o momento para defender os interesses dos moradores do Extremo Sul. “É um debate muito importante para garantirmos o desenvolvimento com melhores condições de mobilidade e de reservas naturais”, confirma Melo.

Essa é a penúltima região a receber a exposição do Plano Diretor. No próximo dia 8 de outubro, essa etapa se encerra com a atividade na região 4, que reúne os bairros Três Figueiras, Chácara das Pedras, Vila Jardim, Bom Jesus, Jardim do Salso, Jardim Carvalho, Mário Quintana, Jardim Sabará e Morro Santana.

“Nosso cronograma de atividades se estende até o segundo semestre de 2023 com vários momentos em que a sociedade é convidada a participar e contribuir para a elaboração nas novas regras de desenvolvimento urbano de Porto Alegre”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

Os moradores de Porto Alegre também podem participar da revisão do plano diretor respondendo à consulta pública on-line que pode ser acessada neste link.

Para mais informações, acesse o site do Plano Diretor.

Confira o calendário:

Sábado, 8 de outubro

Local: rua Luiz Voelcker, 55 - Três Figueiras

Região de planejamento 4: Três Figueiras, Chácara das Pedras, Vila Jardim, Bom Jesus, Jardim do Salso, Jardim Carvalho, Mário Quintana, Jardim Sabará e Morro Santana

 

Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes