Encontro Regional do Iclei debate créditos de carbono e ferramentas para sustentabilidade 

17/08/2023 20:51
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Evento segue nesta sexta, com dois painéis sobre resiliência e startups

A programação do segundo Encontro Regional do Iclei Sul contou na tarde desta quinta-feira, 17, com os painéis Cidades Inteligentes pelo Clima: o uso de dados como ferramenta para a sustentabilidade e Mercado de Créditos de Carbono: perspectivas para estados e municípios. O primeiro painel tratou da utilização de dados pela gestão pública no enfrentamento à crise climática, que resulta na elaboração de estudos fundamentais, como o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Porto Alegre.

A diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade (DPPS) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Rovana Reali Bortolini, ressaltou a importância da realização do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Porto Alegre. “A partir de diagnósticos, como o Inventário, estamos criando e implantando projetos focados nas principais fontes emissoras, como o transporte, energia estacionária e resíduos.”

O painel teve a participação da gerente de Risco Climático da WayCarbon, Melina Amoni, empresa que atuou na elaboração do inventário, da representante do Departamento de Políticas de Mitigação, Adaptação e Instrumentos de Implementação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Inamara Melo, que falou sobre a plataforma AdaptaBrasil, além de integrantes da prefeitura de Curitiba.

O encerramento das atividades da quinta-feira se deu com a mesa redonda Mercado de Créditos de Carbono: perspectivas para estados e municípios. Com a presença do secretário adjunto estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Camardelli, e do secretário de Meio Ambiente de Florianópolis, Fábio Braga, foram discutidas iniciativas recentes dos governos que visam à redução das emissões de gases de efeito estufa, com possível potencial de geração de créditos de carbono. Crédito de carbono é uma espécie de moeda criada a partir do Protocolo de Kyoto, em 1997, dentro do conceito de  diminuição dos gases de efeito estufa.

“O Rio Grande do Sul é um estado que possui um bioma único, o Pampa. Essa diversidade é um grande diferencial e temos que trabalhar, enfrentar o desafio de monetizar nossas iniciativas no mercado internacional, como em relação à pecuária”, enfatizou Camardelli.

O encontro termina nesta sexta-feira,18, com duas atividades, o painel Diálogos pela Resiliência: articulação multinível para o financiamento de cidades resilientes, que terá a presença do vice-prefeito Ricardo Gomes, e o painel Startups e Inovação Aberta: soluções disruptivas para a sustentabilidade, seguidas da fala de encerramento.

O evento reúne governos locais associados ao Iclei no Sul do Brasil e seus respectivos parceiros e traz o tema Inovação Urbana pela Sustentabilidade. A prefeitura apoia a iniciativa do  Iclei - sigla em inglês para “Governos Locais pela Sustentabilidade”.

Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes