Conferência Municipal do Meio Ambiente aprova 31 propostas

19/11/2022 15:16
Sérgio Louruz/ SMAMUS / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Propostas servirão de diretrizes, que irão dar suporte na elaboração de políticas públicas para o meio ambiente

Foram aprovadas 31 propostas na Conferência Municipal do Meio Ambiente. A plenária final ocorreu na manhã deste sábado, 19, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).  As propostas servirão de diretrizes que irão dar suporte na elaboração de políticas públicas para o meio ambiente. 

A conferência teve início na quinta-feira, 17, com palestras de especialistas sobre temas como recursos hídricos, resíduos, energia, mobilidade, prevenção a desastres, planejamento urbano, geologia e direito ambiental. Na tarde de sexta-feira, 18, os participantes dividiram-se em grupos de trabalho para discussão e elaboração das propostas que foram apresentadas e votadas neste sábado. 

Os trabalhos foram conduzidos pelo secretário-adjunto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Maurício Loss, pela presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e coordenadora jurídica da Smamus, Ângela Molin, e pelos coordenadores dos Grupos de Trabalho Thamy Zanette, Karen Moreira, Patrícia Tschopeke, Maria Nunes e Paula Molleta. A votação ocorreu por temática, sendo dividida em Áreas de Risco, Transporte e  Mobilidade Urbana, Resíduos e Aproveitamento Energético e Plano Diretor Ambiental.

“A última edição da Conferência do Meio Ambiente de Porto Alegre ocorreu em 2012 e retomá-la é uma grande vitória. Agradecimentos especiais ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e a todos que se dedicaram para chegarmos neste resultado final. Um documento final virtual será elaborado com metodologia, resumo das palestras apresentadas e propostas votadas”, explicou o secretário-adjunto da Smamus, encerrando o evento.

 O encontro é promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e contou com a participação de mais de 150 pessoas nesta sexta edição.

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes