Começam obras de revitalização do Parque Chico Mendes

23/03/2023 13:01
Rodger Timm / PMPA
Serviços Urbanos
Parque tem mais de 25 hectares e está localizado na Zona Norte

A prefeitura emitiu nesta quinta-feira, 23, a ordem de início para substituição do cercamento do Parque Chico Mendes. A obra faz parte de um conjunto de melhorias, que inclui novos brinquedos, academia de ginástica e postes de iluminação para revitalizar o parque e garantir à população um espaço seguro para lazer e prática de esportes.

"Não podemos assistir ao que acontece no Chico Mendes de braços cruzados. Estamos agindo e vamos honrar o compromisso de devolver o parque aos cidadãos e reverter a atual condição de violência e insegurança. Todo o trabalho é para entregar um espaço qualificado de convívio e com equipamentos de lazer que seja referência para a comunidade do entorno" - Prefeito Sebastião Melo.

A prefeitura criou um grupo de trabalho para solucionar os problemas relacionados ao parque de mais de 25 hectares, localizado na Zona Norte da Capital, que sofre com constantes ataques de vandalismo, furtos, descarte inadequado de resíduos, tráfico de drogas, prostituição e ocupações irregulares de moradias.

“Queremos reverter essa situação de insegurança e mau uso do espaço público e devolver aos moradores uma área verde de convivência”, reforça o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

Revitalização do cercamento – O primeiro passo para devolver o parque à comunidade é a substituição da atual cerca por uma nova mais resistente, de gradil de concreto, e ampliar a área cercada para quase 3 mil metros lineares. O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), prevê que a obra seja executada até o final do ano, com recursos próprios de R$ 1,8 milhão, oriundos do Fundo de Gestão do Território.

Também prevê a manutenção dos atuais acessos ao parque, duas entradas para carro e cinco para pedestre. Durante a obra, será retirada a tela atual e substituída pelo gradil, não causando alteração no funcionamento do parque.

“Recebemos a demanda do prefeito Sebastião Melo no final do ano passado e trabalhamos no projeto de um novo cercamento que garantisse mais segurança para os moradores”, explica o diretor de Áreas Verdes da Smamus e responsável técnico pelo projeto, Alex Souza. “Também estão previsto novos plantios de espécies nativas em substituição às árvores queimadas por vândalos”, completa o diretor.

Melhorias - A modernização do cercamento do Chico Mendes é parte de um projeto maior de requalificação de todo o parque. A Smsurb ficará responsável pela reforma dos playgrounds, que serão equipados com novos modelos de brinquedos. Também haverá a reforma ou substituição de bancos e implantação de uma academia ao ar livre. A requalificação do parque ainda prevê um estacionamento, novas lixeiras, banheiros de contêiner e bebedouros. O projeto inclui a troca da iluminação do parque, com lâmpadas em LED e a possibilidade de utilização dos postes para instalação de pontos de internet.

“A Smsurb vem trabalhando nas melhorias no Parque Chico Mendes, mas as manutenções acabam não tendo durabilidade por causa do vandalismo. Por isso, todas essas reformas só serão possíveis com o reforço do cercamento e com o apoio da comunidade para mantermos o Chico Mendes em bom estado”, explica Garcia.

 

Carla Bisol e Dayanne Rodrigues

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes