Avançam obras de melhorias no Parque Chico Mendes

11/10/2023 17:09
Pedro Piegas / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Cercamento em gradil de concreto substitui o de arame e traz mais segurança aos moradores do entorno

O Parque Chico Mendes, localizado na Zona Norte da cidade, passa por melhorias, com a substituição do cercamento e instalação de novos banheiros. Iniciadas há alguns meses, a revitalização está em estágio avançado, com cerca de 72% e 85% de conclusão, trazendo mais segurança, conforto e qualidade de vida para os moradores dos bairros no entorno. O parque é uma opção de lazer para cerca de 200 mil pessoas da região. 

Fiscalizadas por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), as obras de cercamento do parque, substituindo o atual, de arame, por 3 mil metros lineares de gradil de concreto, estão 72% concluídas, com recursos próprios de R$ 1,8 milhão, oriundos do Fundo Municipal de Gestão do Território (FMGT). Já os novos banheiros, instalados para suprir a demanda da comunidade, estão com 85% de conclusão, com recursos oriundos de uma doação.

Pedro Piegas / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Novos banheiros estão com 85% de conclusão

“Compreendemos que a comunidade quer ter o parque o quanto antes sem obras, mas estamos dependendo de fatores burocráticos e da estabilidade no tempo para elas serem concluídas. Estimamos que até o final do ano essa parte esteja pronta”, explica o diretor de Áreas Verdes da Smamus, Alex Souza.

Com forte insegurança e invasões, a demanda de modernização foi um pedido dos moradores do entorno, que sofriam com as consequências do vandalismo. Em virtude das obras de cercamento, estima-se que as invasões no parque sejam encerradas. As famílias que moravam de forma ilegal em invasões ao redor do espaço já foram reassentadas, graças à parceria com a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária.

Novos equipamentos - A manutenção do parque é feita regularmente pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSURB), como a execução de capina, roçada e manutenção do mobiliário. Parceira da Smamus no projeto de revitalização do Parque Chico Mendes, a SMSURB fará a colocação de novos brinquedos, academia ao ar livre e, também, a instalação de pontos de iluminação, que vão contar com rede de internet wi-fi. Todas essas melhorias estarão à disposição da população, assim que a empresa de segurança privada começar atuar no local, evitando ação de vândalos e criminosos.

“A recuperação desse importante parque na Zona Norte é um marco da nossa gestão, trazendo segurança, investimento em lazer e novidades inéditas para o Parque Chico Mendes. Esperamos em breve entregar um novo Chico Mendes para a comunidade”, afirmou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

  

Fernando Ramires e Daniela Siqueira

Cristiano Vieira