Avançam as obras de manutenção do Largo dos Açorianos

16/01/2024 14:07
Sérgio Louruz / SMAMUS / PMPA
 Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Limpeza no espaço começou em dezembro

O espelho d´água superior do Largo dos Açorianos já está seco. Técnicos da empresa contratada retiraram toda a água nesta terça-feira, 16, e agora começam a retirar o lodo. A obra, iniciada em dezembro, é realizada para melhorar a qualidade da água, com a limpeza e manutenção preventiva dos reservatórios.

Os dois lagos serão esvaziados, por sucção e bombeamento, para que as paredes laterais e o fundo sejam limpos com escovas e hidrojateamento. A estimativa é retirar até 48 metros cúbicos de lodo. As intervenções incluem ainda vedação das juntas de dilatação.

Com a secagem do reservatório superior, foram removidos cerca de 250 peixes, que foram levados para açudes apropriados, e cerca de 20 metros cúbicos de lodo. No lado inferior, estima-se remover outros 200 peixes. Enquanto não é iniciado esvaziamento da área inferior, uma motobomba está em funcionamento para oxigenar a água.

Os serviços estão sendo realizados pela empresa Athena Construção e Paisagismo, com fiscalização da equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). O investimento é de R$ 36.402,17. A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos até o final de fevereiro.

Peixes - A manutenção do Largo dos Açorianos deverá ocorrer anualmente, de forma preventiva, devido ao acúmulo de matéria orgânica no fundo do espelho d’água. A Smamus destaca que o lago não foi projetado para receber peixes, pois possui apenas uma lâmina de água de 45 centímetros de altura e os animais que ali se encontram foram colocados pela população. Tratam-se principalmente de carpas e tilápias, espécies invasoras, as quais estão sendo manejadas para açudes com condições apropriadas.

 

Carla Bisol e Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes