Audiência debate Operação Urbana Consorciada Nova Ipiranga no dia 28 de janeiro

15/01/2026 10:52

A Operação Urbana Consorciada Nova Ipiranga será tema de audiência pública no dia 28 de janeiro. A iniciativa tem como objetivo ampliar o diálogo com a população antes do encaminhamento do Projeto de Lei à Câmara Municipal. As inscrições podem ser feitas por este link.

As audiências ocorrerão de forma presencial, no auditório do Centro de Monitoramento e Contingência Climática, sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), no bairro Três Figueiras, e também terão transmissão ao vivo pelo YouTube da Smamus.

A programação está organizada em dois momentos. Pela manhã, a partir das 8h30, serão apresentados os estudos urbanísticos, sociais, econômicos, jurídicos, ambientais e de mobilidade que fundamentam a proposta, além da minuta do Projeto de Lei que institui a Operação Urbana Consorciada. À tarde, a partir das 14h, o debate será dedicado à análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima), documentos necessários para o licenciamento prévio da operação. As duas audiências públicas são voltadas à apresentação e ao debate da proposta com a comunidade.

As publicações da apresentação e da discussão das propostas, assim como o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental, podem ser acessadas clicando aqui. Os estudos realizados e a minuta do Projeto de Lei estão disponíveis aqui.

Nova Ipiranga - A OUC Nova Ipiranga reúne um conjunto de intervenções voltadas à transformação urbanística do entorno do Arroio Dilúvio, com ações que incluem a revitalização e despoluição do curso d’água, a criação de um parque linear, melhorias na mobilidade, no saneamento e na drenagem urbana. A proposta busca integrar preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico, promovendo uma cidade mais resiliente, inclusiva e acessível.

O projeto também prevê alterações nos parâmetros urbanísticos para novos empreendimentos na área de transformação, como aumento da densidade populacional, estímulo às atividades econômicas e simplificação dos processos de licenciamento. As medidas têm como finalidade gerar recursos para financiar as intervenções previstas e impulsionar a requalificação ambiental e urbana da região.

Serviço:
Data: 28 de janeiro de 2026 
Inscrições: Pelo formulário eletrônico disponível aqui, até as 13h, do dia 27 de janeiro. O acesso ao local do evento será permitido mediante credenciamento, com apresentação de documento oficial com foto.
Local: Auditório do Centro de Monitoramento e Contingência Climática - Sede da Smamus (rua Luiz Voelcker, nº 55, bairro Três Figueiras), com transmissão simultânea pelo YouTube da Smamus.

Programação: 
8h30: Audiência pública sobre propostas e Projeto de Lei da OUC
14h: Audiência pública sobre EIA e Rima do Licenciamento Prévio da OUC

 

Carolina Cesa e Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça