Árvore do Mês: Conheça a “planta que tem olhos”

15/02/2021 12:32
Sérgio Louruz/SMUMAS/PMPA
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Espécie é típica de pomares domésticos, de pequeno porte, com frutos arredondados e de polpa suculenta

Dando continuidade ao projeto Árvore do Mês, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) apresenta em fevereiro uma espécie típica de pomares domésticos, de pequeno porte, com frutos arredondados e de polpa suculenta. Trata-se do araçá (Psidium cattleyanum), cujo significado em tupi é  “planta que tem olhos”, em alusão às suas sépalas, que dão a aparência de um olho no fruto.

A espécie é nativa do Rio Grande do Sul e floresce de junho a dezembro, apresentando frutos maduros de setembro a março. O araçazeiro é uma árvore ideal para pomares domésticos. Por ser de pequeno porte, não exige muito espaço para crescer. 

Os frutos, verdes ou amarelados, são ricos em vitamina C e podem ser consumidos in natura ou na forma de sucos, sorvetes, doces e licores. Eles também são muito apreciados pela fauna silvestre, que se encarrega de espalhar as sementes. 

Em Porto Alegre, é possível observar a presença de araçás nas avenidas Pereira Passos e Washington Luiz, na rua Alfa e no Parque Farroupilha (Redenção), dentre muitos outros locais.  

 

Carla Bisol

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes