Abertas as inscrições para o Conselho Consultivo do Morro do Osso

04/02/2023 07:55

Estão abertas as inscrições para as entidades interessadas em participarem do Conselho Consultivo do Parque Natural Morro do Osso, no bairro Ipanema, a partir desta sexta-feira, 3, até o dia 22 de fevereiro. Presidido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), o Conselho terá composição mista, com sete representantes do Poder Público e sete de instituições sociedade civil ou de ensino, para realizarem a interlocução da comunidade com a administração do espaço.

“É importante que o Parque tenha pessoas que compreendam as necessidades de preservação e uso do espaço, alinhadas com a comunidade do entorno para agirem de acordo com o que a legislação prevê e com o que a população deseja para a unidade”, explica o chefe de gabinete da Smamus, Joaquim Cardinal.

Com mandato bienal, de 2023 a 2025 renovável, os conselheiros irão debater as pautas trazidas pela sociedade para tornar o espaço ainda mais acessível, preservado e próprio para a fauna e flora locais. Com área de 127 hectares, a unidade constitui-se em um importante reduto biológico da cidade.

As entidades podem fazer a inscrição pelo e-mail conselhopnmo@gmail.com, incluindo os documentos solicitados no Edital de Chamamento Público 002/2023, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

Parque Natural Morro do Osso - Criado pela Lei Complementar n° 334, de 27 de dezembro de 1994, o parque busca preservar ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Localizado próximo às margens do Lago Guaíba, faz parte da cadeia dos morros graníticos existentes em Porto Alegre. Somente em 2022, recebeu cerca de 1.225 visitantes e teve três pesquisas realizadas sobre a fauna e flora locais.
 

Fernando Ramires (estagiário) com supervisão de Carla Bisol

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes