João Alfredo, projeto Ruas Completas

Ruas Completas

Sobre o projeto

Este trabalho iniciou como um Projeto de Segurança Viário para a Rua João Alfredo, elaborado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS, Brasil. Constatou-se a existência de conflitos recorrentes entre moradores e clientes das casas noturnas do local, a falta de segurança viária (com alto índice de atropelamentos registrado no período noturno), além de pouca vegetação ao longo da via, resultando em uma paisagem árida e pouco convidativa. Foi feito um mapeamento das atividades existentes nas edificações, buscando identificar um padrão de uso e possíveis locais geradores de conflitos, além de um levantamento de dados sobre os acidentes de 2007 a 2017.


Utilizando as práticas de Ruas Completas, a proposta foi baseada no conceito de “traffic calming”,tirando proveito da largura generosa da via, que possibilitou a ampliação dos passeios, criando assim travessias mais curtas e seguras, e criando uma faixa livre acessível ao longo da calçada em toda a via, além de rampas para proporcionar acessibilidade universal.


O novo desenho viário proporcionou uma melhor organização de fluxos veiculares e de pedestres – demarcando mais claramente o espaço de cada modal – e mantendo ainda as duas faixas de rolamento. Também foram considerados como diretrizes a priorização dos modais não motorizados (mobilidade ativa) e a qualificação dos passeios (melhor caminhabilidade), o estímulo à criação de áreas de convivência e lazer no espaço urbano – possibilitando a instalação de parklets, bancos, mesas e cadeiras, paraciclos, e a qualificação da iluminação pública e ampliação de áreas verdes. Foi previsto um sistema
de Informação para pedestres e ciclistas (sinalização com informações sobre rotas e serviços) e mapas táteis para os cegos.


Desde o início, em função da conturbada situação entre os usuários e moradores, foi definido que o Projeto seria implantado em duas Etapas: a Etapa Temporária (Urbanismo Tático), e posteriormente a Etapa Definitiva. Além de permitir ajustes no projeto, a Etapa Temporária também possibilitaria um maior envolvimento da comunidade, pois estavam previstas consultas e participação popular. Este processo teve como meta criar uma maior sensação de pertencimento das pessoas, para que todos colaborassem na preservação do patrimônio público.


Na etapa de Urbanismo Tático, implantada em 2019, o novo desenho viário viabilizou a redução de velocidade para 30km/h em toda a sua extensão, possibilitando seu uso como ciclorrota (bicicletas compartilhando o espaço da via). Novas travessias para pedestres, ilhas de refúgio, extensões de calçadas com pintura e uma nova rotatória foram adicionadas para aumentar a segurança viária. Foi colocado o mobiliário urbano temporário, construído com a ajuda da comunidade, e vegetação em vasos.


Ao avaliarmos os resultados iniciais após implantação do Urbanismo Tático (pré-pandemia)
verificamos a redução de até 17 km/h nas velocidades médias praticadas e de 43% das ocorrências de trânsito.

O próximo passo - a implantação do Projeto Definitivo, já está sendo encaminhado, com a
finalização do “Projeto Executivo de Requalificação Urbana para a Rua João Alfredo”. A previsão é que as obras se iniciem no final de 2022.


O Projeto busca consolidar a Rua João Alfredo como referência de espaço urbano compartilhado na cidade, visando à futura implantação de uma rede de mobilidade ativa.


No entanto, a remodelação deste espaço público terá um novo desafio pela frente: como reverter a dispersão de estabelecimentos da região, devido à crise causada pela pandemia da covid-19? Muitos apostam que o bairro Cidade Baixa - tradicional reduto boêmio da cidade, voltará reinventado, sem as aglomerações do passado, e buscando uma nova vocação que incremente também as atividades diurnas.


Para isto, além de um Projeto de Requalificação Urbana, serão necessários esforços
multidisciplinares e engajamento de todos os atores envolvidos. Desta forma, o Projeto irá compor um conjunto de ações que irá humanizar a via, tornando-a mais segura e vibrante, favorecendo os modos ativos de transporte, beneficiando e envolvendo nele toda a população que transita pelo local – moradores, comerciantes e visitantes.

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO

Saiba mais sobre o projeto na apresentação abaixo: 

ENGLISH VERSION: About this project 

This work started as a Road Safety Project for João Alfredo St., by the Municipality of Porto Alegre/RS, Brazil. It was found the existence of recurrent conflicts between residents and customers of local nightclubs, the lack of road safety, as well as little vegetation along the road, resulting in an arid and uninviting landscape. A mapping of the existing activities in the buildings was carried out, seeking to identify a pattern of uses and possible places that generate conflicts, as well as a survey of data on accidents from 2007 to 2017.


According to the Complete Streets’ practices, the proposal was based on “traffic calming” concept, using the road’s generous width, which made it possible to expand sidewalks, thus creating shorter and safer crossings, and providing an accessible free lane on sidewalks along the entire road, in addition to ramps to ensure universal accessibility.


The new road design provided a better organization of vehicular and pedestrian flows, still maintaining two traffic lanes. Also considered as guidelines were the prioritization of non-motorized modes and the walkability qualification, encouraging the creation of living and leisure areas in urban space - enabling the installation of benches, paracycles, and the improvement of public lighting and green areas’ expansion. An information system for pedestrians and cyclists and tactile maps were foreseen.


From the beginning, due to the troubled situation among users and residents, it was defined that would be implemented in two Stages: the Temporary Stage (Tactical Urbanism), and later the Definitive Stage. The Temporary Stage would also allow for greater community involvement, as consultations and popular participation. This process aimed to create a greater sense of belonging for people, so that everyone collaborated in the preservation of public heritage.


In the Tactical Urbanism Stage, implemented in 2019, the new design made it possible to reduce speed to 30km/h along its entire length, enabling its use as a “cycle route” (bicycles sharing space with vehicles). New pedestrian crossings, refuge islands, painted sidewalk extensions and a new roundabout have been added to increase road safety. Temporary street furniture, built with community help, and potted vegetation were placed. The initial results after this implementation (pre-pandemic) demonstrate a reduction of up to 17 km/h in average speeds practiced and 43% less traffic occurrences.


The next Stage with the completion of the "Executive Project for João Alfredo St. Urban Requalification" are expected to begin at the end of 2022.


This Project seeks to be consolidate as a reference for shared urban space in the city, aiming at the future implementation of an active mobility network. However, how to reverse the dispersion of establishments, due to the crisis caused by the covid-19 pandemic? Cidade Baixa neighborhood - a traditional bohemian stronghold, should will come back reinvented, looking for a new vocation that also increases daytime activities.


In addition to Urban Project, multidisciplinary efforts and engagement will be necessary, composing a set of actions that will humanize the road, making it safer and benefiting the population that transits through the place.

PROJECT PRESENTATION

Meet here the project: 

PUBLICAÇÃO WRI: “RUAS COMPLETAS NO BRASIL – Promovendo uma mudança de paradigma”

Conheça a publicação completa: 

PUBLICAÇÃO FNP/Brasil: “Guia de Boas Práticas em Mobilidade Urbana Sustentável”
PUBLICAÇÃO FNP/Brasil: “Guia de Boas Práticas em Mobilidade Urbana Sustentável” 

Conheça a publicação produzida pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) que possui o projeto desenvolvido em Porto Alegre na Rua João Alfredo: 

 

Vídeo do projeto finalizado (Finished Project Video)

Conheça  aqui o projeto finalizado da Rua João Alfredo, na Cidade Baixa. 

 

Depoimentos da comunidade (Community Testimonials)

Confira o que os moradores e comerciantes da rua João Alfredo acharam sobre a implantação do Projeto Ruas Completas. Veja aqui

 

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