Curso capacita sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Capacitar os servidores para identificar e avaliar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no nível local é o objetivo do curso que será ofertado pela Escola de Gestão Pública da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão nesta segunda-feira, 27. Serão duas edições do evento que ocorrerão no Auditório da EGP (rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar) das 8h30 às 12h (gestores) e das 14h às 17h30 (gestores dos Crips - Centros de Relações Institucionais e Participativas da Prefeitura de Porto Alegre).
Os ODSs representam um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Os 17 objetivos nasceram na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012, com a finalidade de propor medidas que suprissem os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que o mundo enfrenta.
Além de capacitar os agentes públicos na construção de estratégias adaptadas para os ODSs, o curso visa a facilitar a compreensão sobre o papel dos governos locais na Agenda 2030 das Nações Unidas. A qualificação será ministrado pela psicóloga e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI), Claudia Remião Franciosi, e pelo diretor de Articulação Institucional e Resiliência de Porto Alegre e baracharel em Direito, Rodrigo de Souza Corradi.
"Entrar nessa jornada é tomar medidas ousadas e necessárias para direcionar a cidade para um caminho sustentável e resiliente", ressalta Claudia. Segundo ela, debater sobre os ODSs é urgente, pois essa é oportunidade de desenvolver um plano de ação para as pessoas, para o planeta, para a prosperidade.
Em junho, o curso será ofertado a mais duas turmas. A data será confirmada.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:
1. Erradicação da pobreza
2. Fome zero e agricultura sustentável
3. Saúde e bem-estar
4. Educação de qualidade
5. Igualdade de gênero
6. Água limpa e saneamento
7. Energia limpa e acessível
8. Trabalho decente e crescimento econômico
9. Inovação infraestrutura
10. Redução das desigualdades
11. Cidades e comunidades sustentáveis
12. Consumo e produção responsáveis
13. Ação contra a mudança global do clima
14. Vida na água
15. Vida terrestre
16. Paz, justiça e instituições eficazes
17. Parcerias e meios de implementação
Taís Dimer Dihl