Vice-prefeito visita distrito de inovação em Barcelona

10/06/2022 17:17

Nesta sexta-feira, 10, o grupo da prefeitura que foi à Espanha para participar do South Summit Madrid visitou o 22@, em Barcelona. Assim como o 4º Distrito de Porto Alegre, o 22@ era um distrito industrial degradado. “Por ter uma estrutura mínima de equipamentos urbanos como ruas e energia, foi possível transformá-lo com mais velocidade em um polo de inovação, gerador de emprego e renda. Mas, mais do que isso, emergiu também um bairro onde as pessoas gostam de estar, de morar e de trabalhar", observou o vice-prefeito Ricardo Gomes.

Para o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, o Programa +4D, que quer transformar o 4º Distrito de Porto Alegre, está no caminho certo do ponto de vista arquitetônico, tributário e de investimentos. "A maneira como definimos a ocupação dos espaços públicos e idealizamos uma cidade moderna, em uma área que já teve um passado essencialmente industrial, são decisivos para transformarmos o 4º Distrito em um lugar onde as pessoas tenham prazer em viver. A área já vive os efeitos da sua ressignificação”, afirma.

Conexão - Letícia Batistela, presidente da Procempa, aponta que tão importante quanto unir potencialidades do nosso ecossistema, é preciso identificar e acolher novos e diferentes formatos. “Em Barcelona, várias inciativas foram conectadas para transformar aquele bairro. Dessa forma, a transformação pode acontecer na velocidade que queremos em Porto Alegre. O 22@ mostra que é possível transformar o 4º Distrito”, projeta.

 

Liana Rigon e Manoela Tomasi

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes