Vice-prefeito recebe secretário do governo federal para troca de experiências em economia e gestão

30/07/2021 17:25
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Encontro ocorreu no Instituto Caldeira quinta-feira

O vice-prefeito Ricardo Gomes recebeu, no Instituto Caldeira, nesta quinta-feira, 29, o secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia, Geanluca Lorenzon. Acompanhado da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o objetivo do encontro foi a troca de informações e experiências, assim como apresentação de projetos municipal e federal. 

Foram discutidas a adesão de Porto Alegre no Índice de Concorrência dos Municípios Brasileiros na versão beta do programa. A Capital se candidatou para analisar indicadores de economia, visando a melhora do ambiente de negócios no país. “O intercâmbio de conhecimentos com o secretário é importante para avançarmos em estudos e aplicarmos em projetos para a população”, afirma Gomes. O secretário adjunto da SMDET, Vicente Perrone, comparou o poder público e privado: “Percebo o quanto ainda podemos avançar em pequenos detalhes que fazem uma grande diferença na vida do empreendedor”, diz.

Atualmente, a cidade se encontra na 20ª posição no ranking do Doing Business 2021, entre 27 capitais analisadas. Lorenzon mostrou procedimentos existentes em Porto Alegre levados em consideração para análise. “A Capital tem um potencial enorme para crescer e ser uma cidade de negócios. Não há tanta burocracia, comparada com outros municípios, pois o atual governo já extinguiu alguns pontos, mas ainda assim há bastante trabalho para implementar”, comenta.

Outro ponto importante do encontro foi a apresentação por parte dos economistas da SMDET do projeto de decreto de Análise de Impacto Regulatório (AIR), procedimento previsto na Lei da Liberdade Econômica que orienta a gestão pública, a partir de um ato normativo, a apresentar um parecer a respeito do impacto financeiro para a cidade, a fim de melhorar também a eficiência da administração. “Apesar de previsto este AIR na lei, precisamos viabilizá-lo, ou seja, ver a melhor maneira de toda a prefeitura colocá-la em prática”, defendeu o diretor de Microcrédito e Empreendedorismo da SMDET, Felipe Garcia.

 

Manoela Tomasi

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes