Vice-prefeito entrega chave da cidade à terceira maior medalhista paralímpica do Brasil

09/09/2021 17:17
Luan Furtado/PMPA
EXECUTIVO
Carolina Santiago, nadadora do GNU, conquistou três ouros, uma prata e um bronze em Tóquio

O vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, recebeu em frente ao Paço Municipal a nadadora Maria Carolina Santiago, que conquistou cinco medalhas nas Paralimpíadas de Tóquio 2020: três de ouro, uma de prata e uma de bronze. Em sua primeira participação em Jogos Paralímpicos, ela já é a terceira maior medalhista da história do Brasil e a maior medalhista paralímpica brasileira em uma única edição. (fotos)

Aos 36 anos e com deficiência visual, Carol, como é chamada, é natural de Pernambuco. A atleta treina no Grêmio Náutico União desde 2018. Acompanhada da delegação do GNU e dos atletas que estiveram também na competição, a medalhista comemorou a conquista com carros de bombeiros e muitos aplausos. O vice-prefeito entregou a ela a chave da cidade em homenagem. “Queremos incentivar nossos atletas, crianças e jovens, para que histórias como a da Maria Carolina sirvam de exemplos, como sinal de que é possível vencer qualquer dificuldade para alcançar nossos sonhos, principalmente quando temos apoio”, disse Ricardo Gomes.

Além do ouro nos 100m peito, a atleta venceu os 50m e os 100m livre, foi bronze nos 100m costas e prata no revezamento misto dos 4x100m livre, batendo dois recordes paralímpicos em Tóquio: nos 50m livre (26s82) e 100m peito (1min14s89). Ela começa agora a se preparar para as Paralimpíadas de Paris 2024.

Estiveram presentes na recepção à medalhista os secretários municipais  Antônio Carlos de Oliveira, o Kiko (Esporte, Lazer e Juventude), Secretário Cassio Trogildo (Governança e Coordenação Política), Luiz Otávio Prates (Comunicação) e o vereador Cassiá Carpes.

Manoela Tomasi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes