Vice-prefeita apresenta projetos da Capital em oficinas do BID no Chile

23/03/2025 20:30

A vice-prefeita Betina Worm participou, de 20 a 23 de março, do Encontro de Autoridades Locais e Regionais da América Latina. O evento, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi realizado na cidade de Punha Arenas, no Chile.

O BID é um dos participantes do conjunto de financiadores das obras de recuperação da Capital, com recursos do US$ 161 milhões. O dinheiro será usado para a recomposição da infraestrutura social da cidade. Reformas de Centros de Atenção Primária (Caps), Centros de Proteção e Referência em Assistência Social (Crass), além da requalificação de escolas de educação infantil, HPS, Hospital Presidente Vargas, Samu e interligação dos cadastros.

Entre os projetos inovadores de Porto Alegre, Betina apresentou o Censo da População em Situação de Rua de Porto Alegre. Previsto para ser realizado em 2025, o censo será um grande mapeamento das pessoas com cidades de origem, fatores que levaram à situação de rua, necessidades, faixa etária, profissão entre outras informações que vão nortear e melhorar as políticas municipais de reinserção social.

Iniciativas como a recuperação do 4º Distrito, as salas de monitoramento do clima e contingências climáticas, a remodelação do Centro Histórico e a criação de cursos para reinserção de mais de 800 famílias no mercado de trabalho também foram mostradas em Punta Arenas.

Betina destacou ainda o uso de softwares específicos para a detecção de problemas no pavimento de ruas em Porto Alegre. O programa, ainda em fase de experimentação, permite a localização rápida de problemas nas ruas e avenidas, além do encaminhamento para a solução das demandas com mais rapidez e racionalidade no uso de materiais nos reparos.

A participação da vice-prefeita teve os custos de passagem e hospedagem arcados pelo banco. O encontro contou com a participação de prefeitos no Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, Uruguai e Chile.

 

Miguelito Medeiros

Lissandra Mendonça