Prefeito em exercício participa da abertura da colheita da uva na zona rural de Porto Alegre

14/01/2022 18:01
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Evento antecede a Festa da Uva e da Ameixa que se inicia neste sábado, em Belém Velho

O prefeito em exercício Ricardo Gomes e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, participaram, na tarde desta sexta-feira, 14, da abertura oficial da colheita da uva. Ambos conheceram uma das propriedades que produz uvas na zona rural da cidade e cortaram alguns cachos como símbolo do comprometimento do governo com a produção rural. O evento antecede a Festa da Uva e da Ameixa que se inicia neste sábado, 15, em Belém Velho. 

“A área rural de Porto Alegre tem aproximadamente 4,1 mil hectares, o equivalente a 8% do território da cidade. É a segunda maior entre as capitais e, por isso, merece ser valorizada. A produção rural, além de gerar alimentos, gera também emprego e renda para muitas famílias”, afirmou Ricardo Gomes. 

De acordo com Lorenzoni, é compromisso da SMDET seguir incentivando o fomento do setor primário da Capital. “Aproveito também para reforçar o convite para que a cidade participe da festa, conheça e consuma os produtos frescos e de qualidade produzidos em Porto Alegre", falou o secretário. 

A propriedade escolhida para representar as parreiras cultivadas na zona rural fica localizada na Estrada Cristiano Kraemer, em Belém Velho. O professor Gilmar Bettio Marodin, produtor e sócio da propriedade com Valdomiro dos Santos, conta que a colheita foi cerca de 20% melhor que a do ano anterior. “Estamos bem felizes com o resultado”, comentou o professor universitário, que herdou do pai a paixão pelas uvas.

A festa integra o calendário oficial dos 250 anos de Porto Alegre e terá programação nos dias 15,16, 22 e 23 de janeiro, das 9h às 20h, na Praça Nossa Senhora de Belém, em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Pacheco Prates, em Belém Velho.

Manoela Tomasi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes