Lançada Campanha do Agasalho e Alimento 2022

10/05/2022 16:42
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Iniciativa é coordenada pelo Gabinete da Primeira-dama, Valéria Leopoldino

A prefeitura lançou oficialmente a Campanha do Agasalho e Alimento 2022 nesta terça-feira, 10, no Salão Nobre do Paço Municipal. Coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama, a iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. 

A primeira-dama Valéria Leopoldino destaca que as doações não devem ser feitas como um descarte, mas com o objetivo de aquecer aqueles que mais necessitam. A organização da campanha solicita que as doações de sapatos venham com os cadarços amarrados em seus devidos pares, facilitando na hora da triagem e distribuição. 

"Peço que as pessoas abram mais do que suas gavetas e armários, abram seus corações para atendermos a estes irmãos que tanto necessitam de uma roupa de qualidade para se aquecer. Faço um apelo para que doem cobertores, blusas e calçados quentes, além de peças infantis e masculinas, que no ano passado percebemos uma menor quantidade", afirma. 

Para o prefeito em exercício, Idenir Cecchim, a campanha ter começado mais cedo em relação a outros anos já demonstra a qualidade que se está buscando nesta edição. "É um grande acerto iniciarmos a campanha agora, porque em breve chega o frio mais intenso e, com ele, a necessidade de agasalhos e cobertores. E quando isso ocorrer, já estaremos preparados para alcançar esses itens a quem precisa", ressalta. 

Pontos de coleta - As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas em 16 pontos já cadastrados na campanha. Os trabalhos de triagem devem se iniciar na próxima semana no Ginásio Tesourinha. Todas informações e pontos de coleta da Campanha do Agasalho e Alimento 2022 serão atualizadas ao decorrer da campanha e podem ser acompanhadas pelo site da campanha e pelas redes sociais da prefeitura e do Poa que Cuida.

A Campanha do Agasalho 2022 tem o apoio do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sesc Mesa Brasil. Participaram do lançamento secretários municipais e o presidente em exercício da Câmara Municipal, Giovane Byl.

Marcelo Noms

Lissandra Mendonça