Vistoria na região Eixo-Baltazar encerra roteiros sobre demandas apresentadas no OP

14/07/2023 16:22
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Melo enfatizou a importância desse programa que possibilita a aproximação do governo com os moradores

Na manhã desta sexta-feira, 14, a vistoria Mais Comunidade foi realizada na Região Eixo-Baltazar. O prefeito Sebastião Melo, secretários, gestores, lideranças, conselheiros do Orçamento Participativo (OP) e vereadores caminharam por locais em que a comunidade apontou problemas na última assembleia da região, conferindo de perto as demandas e encaminhando soluções. (fotos)

“As pessoas querem uma prefeitura mais próxima delas e eu considero este um dos programas mais extraordinários que nós realizamos dentro do governo, por dar a possibilidade de nos aproximar da população. Com essas andanças, conseguimos definir a prioridade da prioridade. Prefeitura na comunidade é mais serviço, é mais entrega, é o caminho para construir uma cidade melhor†– Prefeito Sebastião Melo.

Manifestações sobre regularização fundiária originaram três pontos da visita. “O Mais Comunidade visitou áreas onde estamos atuando no processo de regularização e, com isso, abrindo as portas para a chegada de serviços públicos para essas localidadesâ€, destacou a secretária adjunta de Habitação e Regularização Fundiária, Simone Somensi.

Na comunidade Costa e Silva, que já está em processo de regularização, os moradores demandam melhorias no abastecimento de água e saneamento. O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) informou uma intervenção para ampliação da rede. Na Vila Amazônia, a prefeitura vai providenciar a topografia da área e intermediar a compra do terreno para realização de regularização fundiária. Ações paliativas serão encaminhadas pelo Dmae e pela Secretaria de Serviços Urbanos (SMSurb) para melhorar o saneamento e a iluminação pública no local. Também haverá um mutirão de atendimento, cadastramento e serviços para os moradores, com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), a CEEE Equatorial e o Procon.

A comunidade do Recanto da Lago, no bairro Rubem Berta, relata alagamentos. O Dmae já realizou intervenções que melhoraram a situação, mas para a execução de obra é necessária a remoção de ocupações. Por isso, o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) é o Dmae farão uma reunião com moradores e lideranças para encaminhar a solução.

A educação infantil foi pauta durante a visita à obra que está inacabada na rua Lajes há mais de dez anos. A Secretaria de Educação (Smed) anunciou que esta e mais duas escolas da região serão concluídas. A prefeitura vai cercar a área e reforçar a segurança. Com a conclusão das obras, serão atendidas 400 vagas na região. "O foco será melhorar a infraestrutura das escolas e reduzir a fila de vagas na Educação Infantil. Para isso, será fundamental a retomada de obras inacabadas, que ficaram por muitos anos paradas. Vamos retomar essa e outras quatro escolas de Educação Infantil, com recursos próprios do Município, mas com a cooperação técnica da Unesco, o que vai garantir mais agilidade e eficiência nas construçõesâ€, destacou o titular da Smed, José Paulo da Rosa.

A vistoria também passou pela Unidade de Saúde Santa Fé, que será ampliada e ganhará um gabinete de atendimento odontológico. A obra depende de um processo de desafetação da área da Praça Gladis Manteli, que está sendo tratada pela Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). O grupo também esteve em duas praças da região que receberão melhorias por meio de contrapartidas, conforme a Smamus. Na Praça México, será construído um banheiro, além da revitalização do espaço, com plantio de grama, manutenção do passeio, lixeiras e bancos. A SMSUrb vai renovar a iluminação pública, e a Secretaria de Segurança (Smseg) anunciou a instalação de uma câmera no local. Outra área de lazer que receberá melhoras será a Praça Nelson Marchezan. Além do passeio público, que já foi concluído, haverá instalação de brinquedos, academia e telamento do campo.

Monitoramento – Desde o final da rodada de 2022, as demandas tratadas estão sendo monitoradas - do encaminhamento até a sua resolução - pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), responsável pela articulação com o OP e pela gestão das subprefeituras. Já foram realizadas vistorias nas regiões Ilhas, Cristal, Norte, Nordeste, Glória, Partenon, Sul, Leste, Humaitá-Navegantes, Lomba do Pinheiro, Centro-Sul, Centro e Noroeste. Ocorreram ainda reuniões sobre as demandas apresentadas pelas regiões Cruzeiro, Extremo-Sul e Restinga.

Na Região Eixo-Baltazar, encerra-se a série de vistorias Mais Comunidade realizadas para conferir e encaminhar as demandas que os cidadãos apresentaram nas 17 assembleias regionais do OP. Na segunda-feira, 17, começa a rodada de plenárias de 2023.  

Também participaram da vistoria os secretários de Governança Local e Coordenação Politica, Cassio Trogildo; de Obras e Infraestrutura, André Flores; de Parcerias, Ana Pellini; e os vereadores Ramiro Rosário, Giovani Byl, Cláudia Araújo e Alvoni Medina, além de técnicos da CEEE Equatorial.

 

Adriana Corrêa

Gilmar Martins