Vistoria Mais Comunidade confere demandas na região Centro-Sul

24/03/2023 14:45
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Moradores agradeceram instalação de contêiner na Estrada Cristiano Kraemer

O prefeito Sebastião Melo, secretários municipais, conselheiros e delegados do Orçamento Participativo (OP) caminharam pela região Centro-Sul, na manhã desta sexta-feira, 24, para conferir as demandas apresentadas na assembleia de dezembro. Desde o final da rodada, dos 23 encontros regionais e temáticos, a Vistoria Mais Comunidade tem verificado as reivindicações abordadas na busca de soluções.

“Estamos, mais uma vez, caminhando ao lado da população para discutir, avaliar e tomar decisões em conjunto para resolver problemas. Governo tem de estar presente, sentir a dor do próximo e elencar prioridades já que não há dinheiro para tudo. Ouvir e agir” – Prefeito Sebastião Melo.

Um dos apelos das lideranças da região foi a revitalização e retomada das atividades no Centro de Eventos Ervino Besson. O prefeito anunciou a instalação da Guarda Municipal e da Subprefeitura Centro-Sul no local, que já passa por obras. O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, explicou que o espaço voltará a abrigar eventos de fomento à produção primária. “Estamos trabalhando para que, com a devida revitalização e segurança, possamos retomar a Festa do Pêssego ainda este ano e desenvolver outras atividades”, afirmou.

Outra deliberação foi para a ocupação, por parte da Associação Cultural e Social Vila Nova e Fórum de Mulheres de Porto Alegre, do prédio do Conselho Comunitários Pró-Segurança Pública (Consepro), que fica próximo do centro de eventos. A prefeitura vai solicitar ao Governo do Estado a cedência do espaço.

Na Estrada Cristiano Kraemer, os moradores agradeceram pela colocação de contêineres do programa Destino Certo pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). O prefeito disse que vai melhorar e expandir a iniciativa. A comunidade também cobrou melhor sinalização de trânsito, limpeza do arroio e recapeamento asfáltico.

O secretário adjunto de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio, informou que a via passará por recuperação estrutural. “O asfalto é muito antigo. Vamos recuperar a estrutura da via em toda a sua extensão. Já temos o projeto e as obras devem iniciar no segundo semestre”, ressaltou.

Morro da Tapera - No Morro da Tapera, ficou consolidado que os moradores vão limpar a praça - hoje com carros abandonados depositados - e a prefeitura vai fazer a revitalização e o cercamento do local. Sobre a área que os moradores reivindicam ser reconhecida como parque Ecológico Morro da Tapera, foi agendada uma reunião em abril entre os proprietários e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Também foram feitas solicitações e encaminhamentos referentes a serviços de limpeza, esgoto e cercamento de terreno, melhor iluminação e recolhimento de fios de telefonia pela comunidade do Campos do Cristal.  

Monitoramento - As demandas tratadas estão sendo monitoradas - do encaminhamento até a sua resolução - pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), responsável pela articulação com o OP e pela gestão das subprefeituras. Após a rodada do OP 2022, foram realizadas vistorias nas regiões Ilhas, Cristal, Norte, Nordeste, Glória, Partenon, Sul, Leste, Humaitá-Navegantes e Lomba do Pinheiro. Ocorreram ainda reuniões sobre as demandas apresentadas pelas regiões Cruzeiro, Extremo-Sul e Restinga.

Também acompanharam a ação, a vereadora Cláudia Araújo e representantes da CEEE Equatorial.

 

Adriana Corrêa

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes