South Summit Brazil começa nesta quarta-feira em Porto Alegre

29/03/2023 09:15
Giulian Serafim / PMPA
South Summit
Programação deste ano terá 900 speakers nos três dias de evento no Cais Mauá

summitA partir desta quarta-feira, 29, Porto Alegre atrai os olhares do ecossistema brasileiro e internacional de inovação com o South Sumith Brazil. O evento, que ocupa uma área de 22 mil metros quadrados no Cais Mauá, apresenta 900 speakers na programação, tem participação de 100 fundos de investimentos e deve reunir 20 mil pessoas até sexta-feira, 31. Acesse aqui a agenda detalhada. 

Para o prefeito Sebastião Melo, a Orla do Guaíba será novamente o palco do casamento entre os talentos da inovação e o capital na melhor cidade do Brasil para se fazer negócios.

"Porto Alegre vive um ciclo virtuoso de esperança, desenvolvimento e inovação impulsionado pela realização deste grande evento mundial. Quem não inovar hoje, não faz transformação social, não entrega nada na iniciativa privada e muito menos na gestão pública" - prefeito Sebastião Melo.

A abertura, com recepção do público, ocorreu às 9h desta quarta-feira. O Cais Embarcadero, próximo à Usina do Gasômetro, é a porta de entrada do South Summit Brazil. A primeira edição na capital gaúcha aconteceu em maio de 2022 e reuniu mais de 500 speakers nacionais e internacionais.

A Prefeitura de Porto Alegre está no South Summit com um estande principal, de 80 metros quadrados. Nele estão o estúdio de podcast, com o programa POACast recebendo convidados para um bate-papo. Tem ainda sala de reuniões com capacidade para 14 pessoas, sala com estações de trabalho e recepção, além do gabinete do prefeito, transferido temporariamente para o local.

Em outro espaço, localizado no Market Place, ocorrem ações de governo importantes, como a assinatura do Revogaço, o lançamento do edital Cidades Inovadoras e ações da Porto Alegre Film Commission, entre outras medidas.

Reforçando a participação, a prefeitura, juntamente com parceiros, preparou seis estandes temáticos. Dois deles têm produtos para ‘vender’ Porto Alegre, como o turismo da cidade e a revitalização do 4º Distrito; os outros espaços mostram iniciativas na área de inovação, como Pacto Alegre, POA Hub, Fórum de Direito Digital e Inovação e Techroad.

Shape the future - O tema desta edição é Shape the future (Moldar o futuro), ou seja, além de inovar, é preciso desenvolver soluções e negócios que sejam inclusivos, sustentáveis e diversos. São oito palcos (dois a mais do que na edição passada) com programação simultânea.

Cada um recebe uma das oito trilhas de conteúdo, que vão abordar temas relacionados, sobretudo, ao contexto latino-americano e aos negócios relevantes para a região: Fintechs; Agritechs; Saúde; Varejo; Sociedade; Inovação e Ecossistema; Sustentabilidade e ESG; e Indústria 5.0.

Competição de startups – A edição deste ano registou mais de duas mil inscrições, com projetos de diferentes setores e em qualquer estágio de desenvolvimento, o dobro do ano anterior. Levando em conta critérios como inovação, viabilidade, escalabilidade, sustentabilidade, equipe e o interesse de possíveis investidores, um comitê escolheu 47 finalistas (31 brasileiras e 16 internacionais). Todas terão a oportunidade de apresentar seus projetos, e cinco startups sairão vencedoras nas categorias Destaque, Mais Sustentável, Mais Escalável, Mais Inovadora e Melhor Time. Além de participar do evento e ganhar visibilidade na mídia, o quinteto campeão receberá mentorias e orientação para aprimorar seu pitch.

Innovation Street – Novidade desta edição, a Innovation Street tem como objetivo dar vida ao lado do Muro da Mauá, trajeto percorrido por todos os participantes desde a entrada até o acesso do armazém do Marketplace. O percurso está preenchido por ativações de patrocinadores e parceiros do evento, além de um espaço de reuniões VIP e dois dos novos palcos: o Cultural Stage e o Workshop Stage. Um destaque que reforça a identidade da Innovation Street são as tendas geodésicas, estruturas onde serão realizadas ativações especiais.

Night Summit – Para além do Cais Mauá, haverá um circuito noturno de gastronomia, música e entretenimento que deve movimentar a capital gaúcha. Nesta quarta-feira, 29, a partir das 18h, ocorre a The Start Up Night, no Mercado Paralelo do 4º Distrito, tendo como atrações Deekapz, duo que chega diretamente do Lollapalooza, DJ Suelen, a banda gaúcha Funkalister e a NEUE, selo de festas itinerantes de Porto Alegre.

Já na quinta-feira acontece a South Summit Fest, no trecho 1 da Orla, entre a Usina do Gasômetro e a rótula das Cuias. A partir das 18h30, passarão pelo palco DJ Mik Silva, Os Fagundes, Chimarruts com Serginho Moah e Ultramen com Renato Borghetti. O evento é gratuito. No último dia do evento, 31, a festa Cais Closing Night fecha o South Summit. O agito começa no meio da tarde, no Cais Embarcadero, com diversas atrações musicais.

Leia mais

South Summit terá participação de speakers da prefeitura

South Summit: mais de quatro mil decretos serão revogados em projeto de desburocratização

South Summit Brazil eleva ocupação hoteleira a 90% em Porto Alegre

Prefeitura apresenta plataforma POACast durante o South Summit

Espaços da prefeitura no South Summit destacam inovação e sustentabilidade

Visitantes do South Summit têm diversas opções de passeios na Capital

South Summit: executiva do Tik Tok fala sobre rede social com alunos

Porto Alegre está pronta para receber o South Summit Brazil

Prefeitura divulga serviço de trânsito para o South Summit Brazil

EPTC realiza capacitação de taxistas para grandes eventos

DMLU recolhe 70 toneladas de resíduos da área que irá receber o South Summit

DMLU inicia limpeza de área que irá receber o South Summit 2023

 

Cristiano Vieira

Andrea Brasil