Segurança, infraestrutura, água e esgoto encerram primeiro dia de seminários de transição

15/12/2020 20:14
Anselmo Cunha/PMPA
COMUNICAÇÃO
Trabalhos seguem nesta quarta-feira, com transmissão aberta pelo Facebook

A prefeitura de Porto Alegre deu seguimento na tarde desta terça-feira, 15, aos seminários setorizados por áreas de atuação para o processo de transição da atual gestão para a equipe do prefeito eleito Sebastião Melo. Foram apresentados os dados das secretarias de Segurança; Infraestrutura e Mobilidade; e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A abertura ocorreu pela manhã com as ações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e da Secretaria Municipal da Saúde. Os trabalhos seguem nesta quarta-feira, 16, com transmissão aberta a especialistas, imprensa e interessados através da página Facebook.com/prefpoa.

O secretário municipal de Segurança, Solon Brum Beresford, ressaltou a postura da gestão de assumir a segurança pública como uma responsabilidade do Município. Entre os destaques está a implantação do sistema de cercamento eletrônico. Em agosto de 2018, todos os pardais, além de cumprirem seu papel na fiscalização de trânsito, começaram a captar placas e mandar informações sobre veículos em situação de roubo ou furto aos órgãos de segurança. A integração de 100% das lombadas foi finalizada em janeiro do ano passado. Em agosto deste ano, o sistema ganhou reforço de 186 câmeras, que se juntam a outras 162 de pardais e lombadas já integradas ao sistema. Os novos equipamentos representam ampliação de 115% do monitoramento das vias internas e o videomonitoramento.

Outros pontos apresentados pela equipe da segurança pública foi a integração de dados entre os órgãos de segurança municipal, estadual e federal, reeorganização do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), criação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Escritório de Fiscalização, Lei dos Flanelinhas, Lei Anti-Vandalismo, criação do Fundo Municipal de Segurança Pública e do Fundo Municipal de Defesa Civil. A atual gestão também deixa recursos garantidos de R$ 54,63 milhões em financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

Infraestrutura – O secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, destacou a entrega do trecho 1 da Orla do Guaíba e o início das obras do trecho 3, que será entregue no início  de 2021. Gazen lembrou ainda da instalação de novas placas e relógios de rua.  No formato parceria público- privada, sem custos ao Município, foram instalados 68 relógios e mais de 2.600 conjuntos de placas com nomes das ruas.

Outro conjunto de obras que impactam diretamente na vida das pessoas é a Macrodrenagem do Arroio Areia, que irá beneficiar 180  mil pessoas. Do total de 26 obras, cinco já foram concluídas e quatro estão em andamento. Na requalificação e conservação de vias urbanas, o Município contou com investimentos inéditos. Das oito obras da Copa que estavam paralisadas, todas recomeçaram e cinco foram entregues: Ernesto Neugbauer, Corredor da Protásio Alves, Trincheiras da avenida Ceará, da Anita Garibaldi e da Cristóvão Colombo.

Dmae - O diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, apresentou os investimentos aplicados  durante a atual gestão e as obras já contratadas que seguirão na próxima gestão em abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana. Com os 319 milhões em financiamentos alcançados junto à Caixa Econômica Federal e ao BRDE, foram iniciados dois grandes projetos que visam à melhoria do abastecimento de água: novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, que trará solução definitiva para Extremo Sul e Lomba do Pinheiro, e a expansão do SAA São João, na região Nordeste.

Em drenagem, desde que assumiu a operação e manutenção, o Dmae aplicou os recursos em melhorias prediais, eletromecânicas e troca de comportas nas casas de bombas, recuperação dos portões de proteção contra cheias e reconstruções de canalizações pluviais, além do atendimento de serviços rotineiros de limpeza de bocas de lobo e desobstruções, melhorando a rede de drenagem da cidade.

Leia mais:

Acesse o balanço da Secretaria Municipal de Segurança.
Acesse o balanço da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
Acesse o balanço do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae)


 

Lissandra Mendonça

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes