Sancionado projeto que regulamenta atividade de ferro-velho na Capital

14/06/2022 15:07
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Melo sancionou projeto nesta terça

O prefeito Sebastião Melo sancionou, nesta terça-feira, 14, projeto de lei que regulamenta as atividades em ferros-velhos de Porto Alegre. A nova legislação endurece o combate ao comércio ilegal de materiais furtados e roubados, já que a procedência dos objetos deverá ser identificada. Caso contrário, a autorização de funcionamento do estabelecimento será cassada, podendo resultar em interdição e aplicação de multa.

"Realizamos, em parceria com as forças de segurança, ações constantes para coibir esta prática criminosa. A lei será um reforço importante neste combate, pois vamos chegar em quem adquire o material furtado. Sabemos que também é fundamental pensar em ações para quebrar esta cadeia do crime, que começa em pessoas que precisam de apoio e reinserção socialâ€, afirma Melo.

Com a nova lei, os estabelecimentos flagrados com materiais sem procedência, como peças do mobiliário urbano, fiação elétrica ou telefônica, tampas de bueiros ou assemelhados provenientes de empresas públicas ou privadas serão interditados de forma cautelar. Após conclusão do processo administrativo, os ferros-velhos poderão ter a licença cassada. Os estabelecimentos também estarão sujeitos à multa que pode chegar 5 mil UFMs, equivalente, hoje, a R$ 24.681,00. 

O projeto é de autoria dos vereadores Comandante Nádia e José Freitas e foi aprovado no começo de junho na Câmara Municipal.

 

 

Lucas Rivas

Lissandra Mendonça