Retomados os Comitês Gestores e os Fóruns Regionais de Serviços

10/05/2021 18:02
Alex Rocha/PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Prefeito participou da reunião realizada a tarde

Foram retomados nesta segunda-feira, 10, os Comitês Gestores de Serviços e os Fóruns Regionais de Serviços, das 17 regiões do Orçamento Participativo. O objetivo das reuniões é integrar os representantes das comunidades e fazer com que as demandas da população sejam atendidas com a maior agilidade possível.

 “A orientação para todo o governo é empenho máximo para qualificar a entrega de serviços ao cidadão, com medidas de gestão, diálogo, fiscalização, tecnologia e transparência. Ao fazer a sua parte, a prefeitura trabalhará para conscientizar o cidadão sobre os cuidados com a cidade e também angariar parceiros para adotar espaços públicos” – Prefeito Sebastião Melo.

Estas agendas foram instituídas por decreto municipal e realizadas de 2013 a 2016, tendo como idealizador, o prefeito Sebastião Melo, que no período era o vice-prefeito de Porto Alegre. Conforme Melo, o avanço na prestação de serviços passa por medidas de gestão e união de esforços com a sociedade e a iniciativa privada.

O titular da Secretaria de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, destacou que o êxito das ações necessita da integração entre subprefeituras e secretarias afins. “As pessoas que chegam nas subprefeituras têm sua demanda como a mais importante. E é dessa forma que o Comitê de Serviços tem que funcionar. O cidadão precisa ter a segurança de que as providências serão tomadas”, disse o secretário, observando que as solicitações têm como porta de entrada, o serviço do 156.

As regiões foram divididas em blocos. Na manhã desta segunda-feira participaram as regiões Centro, Noroeste, Humaitá/Navegantes e Ilhas. No turno da tarde Partenon, Leste, Norte, Nordeste, Eixo-Baltazar. As próximas reuniões serão agendadas em outros dois grupos: Extremo-Sul, Sul, Restinga e Lomba do Pinheiro; Glória, Cruzeiro, Cristal e Centro Sul.

O diretor de Participação Cidadã da Smgov, Lucas Vasconcellos, apresentou as diretrizes de atuação do Comitê Gestor de Serviços e o Fórum Regional de Serviços, que têm como objetivo alinhar a capacidade de atendimento de serviços da prefeitura, otimizar o atendimento através da integração entre os órgãos e ouvir da população o que precisa ser melhorado. “O objetivo maior de cumprimento da missão dada pelo prefeito é ouvir o cidadão e cumprir da forma mais eficaz o serviço de zeladoria da cidade”, diz Vasconcellos.

Comitê Gestor de Serviços - Reunião interna para alinhamento com os membros do governo que fazem a gestão e execução dos serviços finalísticos à população de Porto Alegre. Nesta primeira rodada participam os secretários e ocupantes dos cargos de gestão, além dos técnicos e chefes responsáveis diretos pelos serviços. Nas rodadas mensais seguintes, serão indicados servidores responsáveis pelo nível operacional de cada serviço territorial.

Fórum Regional de serviços - Reunião mensal em cada uma das 17 Regiões do OP, com a participação dos responsáveis regionais pelo nível operacional de cada serviço, subprefeitura local, representantes das comunidades, conselheiros e delegados do OP.

Também participaram das reuniões o adjunto da Smgov, Luciano Marcantônio, do diretor do Departamento de Água e Esgotos, Alexandre Garcia; do secretário de Segurança, Mário Ikeda; de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia; os adjuntos da Segurança, Gerson Luiz Guarda, de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio e da Cultura, Clóvis André da Silva; de técnicos das secretárias; Nos dois turnos, participaram também, o Coordenador geral das Subprefeituras, Pingo Vilar e do secretário executivo do COP, Elton Fraga.

Indaiá Dillenburg

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes