Regiões Cristal, Centro-Sul e Cruzeiro recebem o Mais Comunidade

15/07/2023 17:23
Divulgação / PMPA
Executivo
Iniciativa aproxima a gestão dos cidadãos, promovendo diálogo sobre demandas nos locais onde vivem

Durante a manhã deste sábado, 15, o prefeito Sebastião Melo, secretários, lideranças, conselheiros e delegados do Orçamento Participativo (OP) percorreram pontos das regiões Cristal, Centro-Sul e Cruzeiro para verificar a entrega de serviços solicitados por moradores. Os roteiros do projeto são organizados pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política, para aproximar a gestão dos cidadãos, promovendo diálogo sobre demandas nos locais onde vivem.

"Nós viemos vistoriar as demandas que os porto-alegrenses elegeram como prioritárias. Ouvimos muito e tomamos algumas decisões ao lado das pessoas no meio da rua durante as andanças nas comunidades. Governo é isso, tem que ouvir, decidir e entregar para fazer uma cidade melhor" - Prefeito Sebastião Melo.

Foram vistoriados dois serviços demandados pelo OP na Região Cristal, que foram entregues para a população. Com intervenções da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) e do Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae), a comunidade Francisco Prado, no bairro Camaquã, recebeu capeamento asfáltico (conservação permanente) e melhorias na drenagem em toda a extensão dos dois acessos do local. Outra entrega realizada foi a construção de uma escadaria e passeio na Vila Pedreira, bairro Cristal.

Perto dali, no bairro Nonoai, na Região Centro-Sul, o pontilhão do Beco do Sorriso, que é a passagem sobre o Arroio Passo Fundo, recebeu reforço no corrimão e grade de proteção. Já na Região Cruzeiro, a parada foi na Vila Pantanal, no bairro Santa Tereza. Toda a extensão do Acesso Um e o final do Beco das Flores passaram por conservação permanente e também receberam melhorias na drenagem. No local, o titular da Smsurb, Marcos Felipi, falou sobre o significado das entregas. “Realizamos esses serviços com a parceria fundamental do Dmae e o apoio das subprefeituras. São intervenções importantes entregues, mostrando que nunca é só um asfalto, pois melhora a dignidade das pessoasâ€, destacou.

O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, informou que as manifestações dos cidadãos nas 17 assembleias regionais do OP totalizaram 504 solicitações e que mais de 380 já foram atendidas. “Essas entregas só estão sendo possíveis pelo empenho das secretarias de ponta, além do diálogo permanente e a construção conjunta das soluções com as comunidades. Isso só demonstra que o OP segue ativo e que as pessoas podem, sim, escolher as suas prioridades, que a prefeitura vai executarâ€, ressaltou.

Na segunda-feira, 17, começa a rodada das 23 assembleias do OP 2023: seis temáticas e 17 regiões. 

  

 

Adriana Corrêa

Andrea Brasil