Recanto do Sabiá terá nova praça e escola de educação infantil

15/09/2022 16:48
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Espaço de lazer foi uma reivindicação dos moradores durante o Caravana Mais Comunidade

Lazer para as crianças e integração para as famílias. A nova praça no Recanto do Sabiá, no bairro Mario Quintana, foi um pedido dos moradores e está pronta para uso. As instalações foram verificadas em vistoria na tarde desta quinta-feira, 15, pelo prefeito Sebastião Melo e o empresário Claudio Zaffari, responsável pelo investimento. 

A parceria social nasceu na primeira edição da Caravana Mais Comunidade, em maio deste ano. Durante a visita, os moradores reivindicaram a instalação de um espaço de lazer. Presente no roteiro que levou empresários e gestores da iniciativa privada ao bairro, Zaffari anunciou que o grupo estudaria uma forma de atender ao pedido. A praça foi construída como contrapartida por empreendimento na Zona Norte. 

“A nossa união foi muito positiva. A coisa mais difícil de conseguir quando eu era guri, era uma bola. Então, trouxe dois sacos de bolas para a gurizada poder jogar. Espero que essa semente que plantamos aqui dê bons frutos e muitos resultados positivos para comunidade”, disse Zaffari.

A área fica no quarteirão formado pelas ruas das Araucárias, Adelino Batista Armani e Arroio Feijó, tem 1.230 metros quadrados, com grama, passeio em saibro, playground e quadra em concreto polido. A estrutura oferece brinquedos como gangorra, balanço misto, escorregador com caixa de areia, além de quadra poliesportiva. O espaço de lazer ainda conta com quatro bancos e lixeira.

"O maior legado que se pode deixar é investir nas pessoas. Isso a gente faz somando esforços para proporcionar acesso das crianças ao estudo, lazer e oportunidades, porque, infelizmente, o poder público não tem dinheiro para tudo. Essa parceria social vai ajudar a transformar a realidade local” - Prefeito Sebastião Melo. 

Prefeito de Praça - Para manter os cuidados com o espaço, foi nomeado o Prefeito da Praça Recanto do Sabiá, Paulo Sérgio Moraes Monteiro, que recebeu o crachá e certificado junto com outros dois voluntários da região: Rulia Graciela Santos Genro, da Praça Irmão Faustino João, e Ivair da Silva Barboza, da Praça Ervory Rodrigues Tavares.

“Agora é conscientizar a população da importância de cuidar disso tudo. Queremos ir além da praça e transformar parte do terreno em horta comunitária e mais uma área de lazer, além de qualificar os acessos. Foram mais de 20 anos de espera por essa transformação”, reforçou Paulinho, que é uma liderança local.

Também foi assinado o Pacto de Governança entre a comunidade e os gestores da prefeitura. O objetivo é estabelecer a corresponsabilidade com os espaços públicos, além do compromisso social, cultural, ambiental e econômico, fomentando um senso de pertencimento e zelo pelos cidadãos. Porto Alegre já conta com 172 prefeitos nomeados e 238 indicados, em todas as regiões da cidade. A meta é nomear, até o final do ano, 250 voluntários.

Nova escola - Outra demanda dos moradores da região manifestada durante a caravana será atendida. O prefeito e a secretária municipal da Educação, Sônia Rosa, confirmaram a construção de uma escola de educação infantil. “Vamos deixar mais esse equipamento para o futuro da comunidade. Será uma ação em parceria com o secretário Germano, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, para instalação de uma escola jardim de praça, ou seja, teremos no terreno uma outra praça a ser construída junto com a escola”, afirmou Sônia.

O investimento da Secretaria Municipal de Educação (Smed) será de aproximadamente R$ 7 milhões. Serão oferecidas mais de 250 novas vagas para as crianças. A obra está prevista para iniciar no começo de 2023, com entrega no mesmo ano. A unidade será construída em um terreno que fica na rua Sebastião do Nascimento, esquina com a Ricardo Belisario da Silva. A área é do município, resultante de permuta entre as secretarias municipais de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade e Educação.

Caravana - O projeto Caravana Mais Comunidade tem como proposta levar lideranças com potencial de investimento para avaliar as realidades de bairros descentralizados e pensar soluções para a população. Além do Mario Quintana, o projeto já passou  pela Cruzeiro, em junho deste ano.

 

Carolina Seeger

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes