Projeto prevê homenagem ao ex-prefeito João Antônio Dib em estação do Dmae

19/02/2024 18:07

Projeto de Lei protocolado na Câmara Municipal nesta segunda-feira, 19, prevê uma homenagem ao engenheiro civil e ex-prefeito da Capital, João Antônio Dib. A proposta sugere que a Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento, do Departamento de Água e Esgotos (Dmae), leve o nome de Dib. Além de ex-chefe do Executivo Municipal, foi eleito vereador em dez oportunidades e exerceu o cargo de diretor-geral do Dmae.

“João Antônio Dib foi um dos líderes políticos mais importantes da nossa cidade e exemplo de gestor público. Ao longo de sua trajetória, deixou honrosos valores plantados. Nada mais justo do que deixar seu nome marcado para sempre em um local tão simbólico para o Dmae”, afirma o prefeito Sebastião Melo. 

Trajetória - Engenheiro Civil formado pela UFRGS, em 1956, Dib fez diversos cursos de aperfeiçoamento, inclusive em Hamburgo, na Alemanha, em 1966. Seu primeiro cargo na gestão municipal da Capital foi como topógrafo, em 1952. Nas décadas de 1960 e 1970, foi secretário de Transporte, de Administração e de Obras e Viação. No Dmae, foi diretor-geral em 1968 e de 1975 a 1976. 

Além de ter sido prefeito de Porto Alegre, de abril de 1983 a janeiro de 1986, eleito pela Assembleia Legislativa, Dib acumulou dez eleições para vereador da Capital. Seu primeiro ano no cargo foi em 1971. O último mandato conquistado foi em 2008, quando foi o quarto mais votado. Em 2003, foi presidente do Legislativo. 

Entre as suas iniciativas como gestor público, foi idealizador da implantação do primeiro projeto de planejamento de transportes coletivo em Porto Alegre, em 1963, do código de posturas municipais, aprovado em 1974, e da construção do prédio da então Secretaria de Obras e Viação, nas proximidades da avenida Ipiranga.

 

Roberta Brumm e Samuel Bizachi

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes