Projeto Prefeitos das Praças já tem 65 voluntários nomeados na cidade

05/03/2022 15:50
Mateus Raugust / PMPA
Executivo
Melo destacou que cada vez mais cidadãos voluntários têm se unido à prefeitura para ajudar nos cuidados com a cidade

O projeto Prefeitos de Praças segue agregando moradores e voluntários aptos a melhorar e contribuir com a qualidade de vida da cidade. Neste sábado, 5, o prefeito Sebastião Melo, juntamente com secretários municipais e vereadores, realizou a terceira etapa da posse dos novos prefeitos, contemplando mais 11 voluntários nomeados das regiões Sul e Extremo Sul. A ação conta agora com 65 prefeitos distribuídos em diferentes praças da cidade.

Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Neste sábado, mais 11 voluntários foram nomeados para praças das regiões Sul e Extremo Sul

A solenidade de posse dos gestores aconteceu nas praças Laura Fulginiti (localizada na rua Ítalo Bruto, bairro Espírito Santo) e Inácio Antônio da Silva (av. Heitor Vieira, bairro Belém Novo). Os prefeitos nomeados receberam um crachá e o certificado oficial e assinaram o Pacto de Governança entre a comunidade e os gestores da prefeitura, com objetivo de estabelecer a corresponsabilidade no cuidado com os espaços públicos. A missão agora será de auxiliar o poder público nos cuidados, manutenção e preservação ambiental dos espaços. 

"Estamos muito satisfeitos com o sucesso deste projeto. Cada vez mais cidadãos voluntários têm se unido à prefeitura para ajudar nos cuidados com a cidade. O poder público tem que fazer a sua parte, cuidar da iluminação, cortar grama e fazer as benfeitorias necessárias, mas o uso dos espaços, no dia a dia, é da população. Precisamos do envolvimento de todos para mantê-los sadios", - Prefeito Sebastião Melo.

Ao final do evento, o prefeito plantou uma muda de árvore e organizou o quórum para que todos cantassem parabéns para a cidade de Porto Alegre, que completa 250 anos neste mês.

O cargo voluntário tem publicação legal no Diário Oficial de Porto Alegre e é concedido à cidadã ou ao cidadão que será responsável por cuidar dos equipamentos públicos, acompanhar os serviços de manutenção e comunicar problemas e ocorrências para que a prefeitura ou o adotante possa realizar a intervenção necessária. Das 685 praças de Porto Alegre, 100 foram revitalizadas em 2021 e 135 praças devem receber melhorias neste ano pela prefeitura.

Ressaltando o valor dos benefícios da parceria com os prefeitos voluntários, o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, garante que a prefeitura não está passando os encargos para a comunidade e sim estabelecendo uma relação de corresponsabilidade com quem se compromete a estar à frente desse processo. "É importante compartilhar o compromisso de manter os espaços públicos limpos e bem cuidados para o uso de todos", explica Cássio.

Já o secretário adjunto de Parcerias, Jorge Murgas, destaca a importância das parcerias entre os diferentes setores da sociedade. "Estas parcerias que buscamos alcançar sempre são o melhor caminho para que possamos oferecer serviços públicos de qualidade para a população, com uma cidade mais eficiente, bonita, valorizada e bem cuidada. A nomeação dos prefeitos de praça representa este cuidado e melhoria dos nossas praças", reflete.

Para a gerente das Praças, Regina Machado, é sempre uma alegria acompanhar a nomeação de mais 11 prefeitos de praças de regiões tão importantes para a cidade. "É muito bom saber que temos pessoas interessadas em ajudar a cuidar da nossa Capital. Parabéns aos novos prefeitos. Vamos sempre trabalhar juntos", reitera Regina.

Todos os nomeados são moradores do entorno das praças e conhecidos por mobilizar os vizinhos para a qualificação dos espaços. O cargo é dado ao cidadão que adota ou tem um cuidado diferenciado com determinado espaço público. 

Conheça os prefeitos nomeados deste sábado:

PREFEITOS DE PRAÇAS - REGIÃO SUL 

Praça Laura Fulginiti - Prefeita Vera Lucia de Camillis

Praça Soldado Brito - Prefeito Anderson Claiton Araújo Soares

Praça Ervino Besson - Prefeito Marcelo Mendes Corrêa

Praça Comendador Souza Gomes - Prefeito Clairton Teixeira Rodrigues

Praça Lucy Bottini - Prefeita Isadora Dias Dias

Praça Tabira - Prefeito Emerson da Silva Alves

Praça Francisco Perasi - Prefeito Sidnei Viapiana da Silva

PREFEITOS DE PRAÇAS - REGIÃO EXTREMO SUL

Praça Inácio Antônio da Silva - Prefeita Eliana Machado de Oliveira

Praça Paula Maciel de Oliveira - Prefeita Solange Oliveira Luz

Praça Anita Zandwais - Prefeita Maria Aparecida Ledesma da Rosa

Praça João Batista Lessa - Prefeito Ronaldo Bergmuller Fortes 

Pacto de Governança – O Pacto de Governança consiste em um acordo celebrado entre agentes públicos e comunitários para selar as responsabilidades na realização e no cuidado das benfeitorias. A prefeitura se compromete com o diálogo, a articulação e a realização de serviços. Os moradores assumem o papel de preservar os equipamentos públicos, captar adotantes e colaborar com o prefeito da praça, que também é encarregado de cooperar com as solicitações e demandas dos moradores.

Estavam presentes também no evento o diretor de Parcerias Comunitárias da Secretaria Municipal de Parcerias, Pedro Meneguzzi; o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos, o ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati, além das vereadoras Comandante Nádia, Claudia Araújo e Lourdes Sprenger e o vereador Gilson Padeiro.

Mariana Kruse

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes