Programa irá beneficiar 150 estudantes com atividades de formação e acompanhamento médico

12/12/2023 11:58
Alex Rocha/PMPA
ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÔNIO
Prefeitura e CIEE-RS assinaram um Termo de Cooperação para a realização do Programa Jovem 360 na Capital

Um programa pioneiro no país para dar oportunidade de estudo e atendimento médico a jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social foi lançado nesta terça-feira, 12, em ato realizado no Salão Nobre do Paço Municipal. A prefeitura e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS) assinaram um Termo de Cooperação para a realização do Programa Jovem 360 na Capital. Serão atendidos 150 jovens do CadÚnico, com idades entre 14 e 29 anos. 

“Gerar oportunidades para quem mais precisa. Esse é um caminho sem volta para mudar o Brasil. Assim como os programas que lançamos já nas últimas semanas, seguiremos com as parcerias que pensam no futuro de Porto Alegre, ou seja, pensam nos nossos jovens” - Prefeito Sebastião Melo.

O programa prevê atividades de formação e acompanhamento aos jovens pelo período de um ano, com previsão de início em janeiro de 2024. Os selecionados terão acompanhamento médico, auxílio na realização de exames médicos clínicos e psíquicos, supervisão nutricional e doação de cesta básica para as famílias. 

As atividades ocorrerão de segunda a sexta-feira, entre as 9h e o meio-dia e das 14h às 17h, na unidade do CIEE-RS da avenida Borges de Medeiros, 328, no Centro Histórico, e nas quadras esportivas da Orla do Guaíba. Serão oferecidas oficinas, cursos profissionalizantes, de robótica educacional e informática básica, palestras, rodas de conversas e atividades externas (culturais educacionais). Também serão trabalhados temas como educação, cidadania, convivência, profissionalização e inclusão digital. 

A adesão da prefeitura à iniciativa do CIEE-RS foi promovida pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio. O Município fará a indicação dos jovens, através da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), prestará assessoria médica, caso necessário, garantindo que eles sejam encaminhados para as unidades básicas de saúde de referência em seus respectivos territórios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e oportunizará atividades esportivas em locais públicos indicados pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). 

O projeto é transversal, garante o secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa. “Queremos agradecer a parceria com o CIEE-RS por sua contribuição para fomentar a inovação na gestão pública, a partir da sua expertise em seleção e formação de jovens”, explica Barbosa.

Já o presidente do CIEE-RS, Marivaldo Antônio Tumelero, ponderou que o projeto é inovador no Estado. “O Programa terá R$ 3 milhões investidos para oportunizar uma vida mais digna a partir de uma formação abrangente e qualificada. Destinaremos 300 vagas para estudantes, 150 em Porto Alegre e as demais em São Leopoldo e Santa Maria.

Segundo o secretário adjunto da Smap, Richard Dias, o projeto foi construído com muitas mãos e envolvimento de todos parceiros. “A parceria com o CIEE iniciou-se com o contrato com a entidade para a gestão dos estágios. Na oportunidade, foram já ofertadas 400 bolsas para os jovens estagiários da prefeitura visando à preparação para a faculdade. O Programa Jovem 360 tem o maior número de vagas na capital gaúcha e tem uma interface totalmente financiada com recursos do CIEE-RS, enquanto a indicação dos participantes é feita pela área social do município”, observa.

  

 

Mariana Kruse

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes