Procissão de Navegantes reúne 50 mil devotos em Porto Alegre

02/02/2023 15:16
Pedro Piegas/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Festa da padroeira afetiva da cidade é um dos eventos religiosos mais tradicionais da Capital

Dia de fé, devoção e agradecimentos. Cerca de 50 mil pessoas, segundo cálculo dos organizadores, participaram na manhã deste feriado municipal, 2 de fevereiro, da 148ª Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. O cortejo com a imagem da santa saiu da Igreja do Rosário, no Centro Histórico, às 8h, após uma missa celebrada pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, padre João Morsh. Dali, carregada no ombro por remadores, seguiu pelas ruas da Capital até o Santuário de Navegantes, na entrada da cidade. Por onde passava, palmas, orações e lágrimas do povo homenageavam Nossa Senhora de Navegantes.

Foram 2h30 de caminhada. O prefeito Sebastião Melo, acompanhado da primeira-dama, Valéria Leopoldino, e do vice-prefeito Ricardo Gomes, junto com a esposa Paola Donida, participou do cortejo religioso debaixo do sol forte e calor. A festa da padroeira afetiva de Porto Alegre é um dos eventos religiosos mais tradicionais da cidade.

Giulian Serafim / PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Melo e o vice Ricardo Gomes participaram da missa na Igreja do Rosário e da procissão

"Essa procissão se confunde exatamente com a caminhada de muitos porto-alegrenses na batalha do dia a dia. Todo ano, milhares de pessoas se deslocam em direção ao Santuário de Navegantes trazendo fé e esperança em um mundo melhor e uma vida melhor", destaca Melo.

Entre os milhares de devotos, muitos descalços ou carregando velas, o pedreiro José Borges carregava na cabeça uma pequena estátua de Navegantes. Ele festejava o fim da pandemia e a saúde dele e dos parentes. A família Correa fez uma faixa com nomes de pessoas agradecidas pelos milagres alcançados. A ciclista Fernanda da Rosa trouxe a cachorrinha Belinha para receber uma benção. Na altura da Estaçâo Rodoviária, uma chuva de balões caiu sobre o andor da santa. A imagem chegou pouco antes das 10h30 no Santuário dos Navegantes, próximo à ponte do Guaíba. Foi rezada uma mIssa campal pelo Bispo Auxiliar Dorly José Kummer.

A imagem permanece até o fim da tarde em frente à Igreja e depois entra para dentro do Santuário. Patrimônio imaterial desde 2010, a festa teve o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC).

Procissão pluvial - Com apoio da SMCEC, também ocorreu uma procissão pluvial nas Ilhas do Guaíba. Um barco, com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, saiu da Ilha da Pintada às 8h15 e navegou durante uma hora. O embarque dos devotos de Nossa Senhora foi na Colônia de Pescadores Z5 e depois houve celebração e benção no Salão da Mabilde. Os festejos encerram-se às 18h.

"Em meio a milhares de fiéis, navegamos por uma das tradições religiosas mais simbólicas da nossa cidade. Tivemos essa grande produção, por parte da cultura, para a retomada dessa festividade singular", concluiu o secretário da Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura.

 

Ivani Schütz

Gilmar Martins