Prefeitura resgata mais de duas mil pessoas na região das Ilhas

23/11/2023 19:13
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Melo esteve na região das ilhas para verificar o acolhimento das famílias atingidas pela cheia

A Defesa Civil de Porto Alegre resgatou até esta quinta-feira, 23, cerca de 2,1 mil pessoas no bairro Arquipélago. A região das ilhas é a mais afetada pela cheia do Guaíba - que, após atingir pico de 3,46 metros, recuou para 2,84 metros no Cais Mauá. Apenas 30 chamados do tipo foram registrados nas demais partes da Capital.

Apesar da melhora no cenário de enchentes, 199 pessoas seguem acolhidas em abrigos da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Os serviços municipais permanecem atuando nas áreas mais afetadas, levando mantimentos, água potável, itens de primeira necessidade e atendimento de saúde.

O prefeito Sebastião Melo esteve novamente, nesta quinta, na região das Ilhas, para verificar como está o andamento do trabalho das equipes na assistência e acolhimento das famílias atingidas pela cheia. “A Brigada Militar e o Exército Brasileiro estão dando suporte importantíssimo no atendimento à população das ilhas. Agradecemos o apoio’’, diz o prefeito.

Melo também destaca que estão sendo instaladas TVs nos abrigos e fogões nas barracas. As crianças que estão com suas famílias nos abrigos já começaram a participar de atividades literárias, recreativas e esportivas coordenadas pelas secretarias municipais de Educação (Smed) e Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

Doações - Além da solidariedade da população porto-alegrense - convidada a doar alimentos, água potável e produtos de limpeza no Centro Administrativo Municipal (R. Gen. João Manoel, 157) e Shopping Total (Av. Cristóvão Colombo, 545) -, a mobilização em prol dos afetados movimenta também a iniciativa privada.

A prefeitura já confirmou o recebimento de donativos do Banco de Alimentos, Gam3 Parks, Lojas Lebes, Lojas Renner, Sicredi, Stock Center e Ambev. Os itens passarão por triagem antes de serem encaminhados à população.

Causa Animal - O Gabinete da Causa Animal (GCA) resgatou ao menos 100 animais na região das Ilhas. Eles foram encaminhados à Unidade de Saúde Animal Victoria e a um abrigo localizado na Restinga, contratado em caráter emergencial.

Comportas - Os portões 1 e 2 (Embarcadero), 4 (Sepúlveda) e 6 (Catamarã) do sistema de proteção contra cheias, no Cais Mauá, foram reabertos nesta quinta-feira. A Estação de Tratamento de Água (ETA) das Ilhas voltou a operar normalmente nesta tarde.

Mobilidade - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registra oito pontos com acúmulo de água em razão da cheia do Guaíba. Destes, cinco ocasionam o bloqueio total e três o bloqueio parcial da via. As operações da linha 718 do transporte público foram retomadas na Ilha da Pintada.

Limpeza Urbana - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fez uma limpeza geral, com raspação, na avenida Guaíba. Mais de 20 garis executaram o serviço no local, que apresentou acúmulo de resíduos após o transbordamento do Guaíba.

Saúde - Equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem atuam nos abrigos provisórios. Já o ônibus Fique Sabendo atende a população do bairro Arquipélago - onde as três Unidades de Saúde permanecem fechadas.

Monitoramento - O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) monitora a execução de 29 serviços integrados em Porto Alegre. Outros 20 chamados já foram concluídos. Atualizações em tempo real podem ser obtidas no X do Ceic-POA (x.com/ceic_poa).

Leia mais:
Prefeitura reabre quatro comportas após redução do nível do Guaíba
Prefeitura reforça pedido por donativos para os atingidos pelas enchentes
Melo garante que prioridade é atender as famílias atingidas pela enchente
Prefeito determina abertura de terceiro abrigo emergencial para atingidos pela enchente
Melo decreta situação de emergência em razão das enchentes
Melo determina reforço das ações de apoio à população atingida pelas enchentes
Prefeitura inicia fechamento preventivo das comportas após elevação do nível do Guaíba
Prefeitura abre Ginásio do Demhab como abrigo emergencial devido à elevação do Guaíba
Prefeitura faz reunião para antecipar ações emergenciais devido à elevação do Guaíba
Prefeitura monitora possível elevação do nível do Guaíba devido às chuvas
Prefeitura mantém equipes mobilizadas para atender ocorrências devido à chuva

 

Aristoteles Junior

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes