Prefeitura reforça pedido por donativos para os atingidos pelas enchentes

22/11/2023 12:48
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Reunião do gabinete de crise ocorreu nesta manhã no Centro Integrado de Coordenação de Serviços

A Prefeitura de Porto Alegre mantém as equipes trabalhando para minimizar os prejuízos gerados pela elevação do nível do Guaíba, principalmente na região das Ilhas. Na manhã desta quarta-feira, 22, o prefeito Sebastião Melo, acompanhado do vice, Ricardo Gomes, conduziu reunião com o gabinete de crise no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) para reforçar as ações.

Melo fez um apelo para que as pessoas doem, preferencialmente, água, kits de higiene e de limpeza, além de alimentos não perecíveis. Os donativos podem ser entregues em dois pontos: no Centro Administrativo Municipal, na rua Gen. João Manoel, 157, no Centro Histórico; e no Shopping Total - loja 1019 - Espaço Solidário, na avenida Cristóvão Colombo, 545, bairro Floresta.

Incluindo secretarias e órgãos municipais, a força-tarefa de enfrentamento à enchente na prefeitura soma 650 pessoas. A Defesa Civil, com auxílio do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Exército continuam percorrendo as ilhas para resgatar os moradores ilhados. Em muitos locais, devido aos alagamentos, entram apenas veículos mais altos, como os caminhões de 10 toneladas enviados pelo Exército, ou o acesso é feito por barcos.

Os três abrigos emergenciais – Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), 9º Batalhão da Polícia Militar e Casa do Gaúcho – estão com 195 pessoas acolhidas. O nível do Guaíba estava em 3,30 metros nesta quarta-feira. O pico foi de 3,46 metros na manhã de terça-feira, 21.  

Nível do Guaíba

Cais Mauá
Atual: 3,30 metros
Cota de Alerta: 2,5 metros
Cota de Inundação: 3 metros

Defesa Civil - A Defesa Civil Municipal não recebeu novos chamados na madrugada desta quarta-feira e permanece monitorando o clima em Porto Alegre. Desde a noite do domingo, 19, os agentes do órgão resgataram cerca de 1830 pessoas no bairro Arquipélago. Os moradores foram encaminhados a abrigos ou às casas de amigos e familiares.

Assistência Social - A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) soma 195 pessoas acolhidas em abrigos provisórios na Capital. Destas, 110 estão no Ginásio do Demhab, 43 na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e 42 na Casa do Gaúcho.

Água e Esgotos - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) concluiu os reparos na comporta 13 do Cais Mauá, que vinha agravando os alagamentos na área do 4º Distrito. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Ilhas, por outro lado, permanece inoperante.

Mobilidade - A Empresa Pública de Transporte e Circulação registra 15 pontos com acúmulo de água em Porto Alegre. Destes, nove ocasionam o bloqueio total e dois bloqueio parcial da via. O órgão permanece monitorando a situação do 4o Distrito, que apresentou diversos pontos de alagamento nos últimos dias.

Ceic-POA - A sala de situação do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) segue monitorando a evolução das demandas relacionadas à cheia do Guaíba.

Leia mais:
Melo garante que prioridade é atender as famílias atingidas pela enchente
Prefeito determina abertura de terceiro abrigo emergencial para atingidos pela enchente
Melo decreta situação de emergência em razão das enchentes
Melo determina reforço das ações de apoio à população atingida pelas enchentes
Prefeitura inicia fechamento preventivo das comportas após elevação do nível do Guaíba
Prefeitura abre Ginásio do Demhab como abrigo emergencial devido à elevação do Guaíba
Prefeitura faz reunião para antecipar ações emergenciais devido à elevação do Guaíba
Prefeitura monitora possível elevação do nível do Guaíba devido às chuvas
Prefeitura mantém equipes mobilizadas para atender ocorrências devido à chuva

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes