Prefeitura reforça estratégia de atendimento à população afetada pelas chuvas

14/09/2023 11:23
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Melo coordenou na manhã desta quinta uma reunião de alinhamento com a participação da Defesa Civil

O prefeito Sebastião Melo coordenou na manhã desta quinta-feira, 14, uma reunião de alinhamento para a assistência à população afetada pelas chuvas que atingiram Porto Alegre nos últimos dias. O encontro, que aconteceu no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), teve a participação da Defesa Civil Municipal.

Apesar da trégua na precipitação, as atenções dos órgãos de pronta-resposta seguem voltadas às áreas próximas ao Guaíba. Isso porque o vento sul segue represando a vazão do lago, que chegou a 2,44 metros de volume na Ilha da Pintada. A cota de inundação foi ultrapassada - reforçando a necessidade de atenção na região.

“Vamos percorrer hoje as Ilhas e outras regiões para identificar as principais necessidades da população neste momento. A prefeitura está preparada e vai agir com calma, com base nos dados, para tomar as decisões mais acertadas até o fim deste momento crítico” - Prefeito Sebastião Melo.

No Cais Mauá, o Guaíba chegou a 2,70 metros de profundidade - alta de 0,12 metros em relação à medição feita na madrugada. A cota de inundação é de 3 metros no local. Conforme a Defesa Civil, as comportas instaladas no local estão funcionando normalmente e podem ser acionadas em caso de necessidade.

“Participamos, no início da manhã, de uma nova reunião com as forças de segurança do Estado e permanecemos mobilizados nas imediações do Guaíba. A partir de hoje contamos, também, com um posto de comando na Colônia Z5, na Ilha da Pintada”, ressalta o coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.

Monitoramento  - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) monitora os parques localizados no entorno do Guaíba. No Trecho 2 da Orla, a água chegou à altura dos deques. Já no Pontal a água subiu 0,33 metros em relação à manhã da quarta-feira, mas não chegou a alagar o passeio público.

Emergências - Os números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) permanecem disponíveis à população em caso de necessidade de assistência imediata.

Aristoteles Junior

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes