Prefeitura reforça equipes para atender transtornos causados pelo temporal

21/03/2024 08:13

O prefeito Sebastião Melo coordenou na manhã desta quinta-feira, 21, a reunião de mobilização das equipes de assistência à população em decorrência do temporal. O encontro, realizado no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), definiu que a prioridade das equipes será o restabelecimento da Estação de Tratamento de Ãgua (ETA) Ilhas, que está sem energia elétrica.

Segundo o Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae), caminhões-pipa serão enviados à região das Ilhas para garantir o abastecimento dos moradores até a normalização dos serviços. Dados pluviométricos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que choveu 10,2 milímetros na Estação Jardim Botânico, da meia-noite às 8h desta quinta-feira. 

“Temos equipes nas ruas removendo galhos e árvores caídas. A CEEE Equatorial participou da nossa reunião e esperamos avançar na retomada da energia, que neste momento impacta 288 mil clientes em Porto Alegre†- Prefeito Sebastião Melo.
 

South Summit Brazil - A organização do South Summit Brazil adiou em pelo menos uma hora o início da programação desta quinta-feira. A previsão é de que as atividades sejam retomadas no Cais Mauá às 10h. Novas atualizações serão publicadas nas redes sociais do evento (@southsummitbrazil).

Sistema 156 - De meia-noite até 10h43, o sistema 156 recebeu 843 ligações, com tempo  médio de espera de 3 minutos. Na manhã desta quinta-feira, são 26 operadores em atendimento no 156, que funciona normalmente.. 

Defesa Civil - A Defesa Civil Municipal atendeu seis ocorrências relacionadas ao temporal nesta quinta-feira. Dentre elas estão casos de destelhamento e queda de vegetais sobre residências.

Serviços Urbanos - A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) soma 31 ocorrências relacionadas a quedas de árvores na Capital.

Educação - As escolas municipais que estão sem energia elétrica devem cancelar as aulas no turno da manhã. Para a tarde, será feita nova avaliação. A orientação é que as escolas mantenham profissionais para o acolhimento de alunos e atendimento de familiares que buscam por informações.

Mobilidade - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registra cinco pontos de bloqueio total em decorrência de quedas de árvores. O órgão soma, ainda, 50 cruzamentos com semáforos afetados por falta de energia elétrica. Não há pontos de acúmulo de água ou alagamento.

Monitoramento - O Ceic-POA monitora a execução dos serviços decorrentes do temporal desta quinta-feira.

Aristoteles Junior

Cristiano Vieira