Prefeitura reforça ações de atendimento a famílias atingidas por temporal

16/08/2022 11:22
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Melo coordenou reunião emergencial no Ceic na manhã desta segunda-feira

O prefeito Sebastião Melo coordenou na manhã desta terça-feira, 16, uma reunião de emergência no Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) após o forte temporal que atingiu a cidade na noite de segunda-feira, 15. Melo convocou os secretários e demais gestores para fazer o levantamento dos danos, definir as próximas prioridades e reforçar que as equipes sejam ágeis no atendimento da população.

Melo lamentou o falecimento de Daner Hernandez Silva, 45 anos, desaparecido após salvar outras pessoas durante a forte chuva e  agradeceu o empenho dos servidores que trabalharam durante a madrugada. "Com profunda tristeza fui informado do falecimento do morador. O corpo foi localizado perto do Anfiteatro Pôr do Sol e a equipe da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) está na companhia da família para prestar todo o suporte necessário”, diz.

De acordo com o prefeito, o governo seguirá o estado de atenção para enfrentar os danos e a Defesa Civil Municipal continuará monitorando a previsão do tempo para os próximos dias, que indica frio intenso e retorno das chuvas. "Se for necessário, ampliaremos as medidas de acolhimento, como fizemos ao longo do inverno", acrescenta.

Também não houve a necessidade de decretar emergência porque, até o momento, os órgãos municipais contam com estrutura suficiente para prestar o atendimento necessário aos atingidos. No caso do bairro Ponta Grossa, que vive situação dramática independente deste temporal, o prefeito determinou ao governo a avaliação de medidas específicas de emergência. A Procuradoria-Geral do Município (PGM) e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) estão trabalhando em ações urgentes para solucionar os problemas.

Em caso de emergência, os moradores devem ligar para 199 (Defesa Civil) e 193 (Bombeiros).

Gonçalo Valduga

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes