Prefeitura recebe 42 câmeras para retomada plena do cercamento eletrônico

08/05/2025 16:44
Julia Ferreira/ PMPA
Executivo
Equipamentos foram doados pelo Instituto Cultural Floresta

A Prefeitura de Porto Alegre recebeu, nesta quinta-feira, 8, 42 câmeras de cercamento eletrônico de veículos, que substituem equipamentos danificados pela enchente de maio de 2024. A entrega oficial foi realizada no Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Cidade (Ceic-POA).

As novas câmeras e a manutenção dos pontos afetados foram custeadas pelo Instituto Cultural Floresta, em um investimento de R$ 594,4 mil. A iniciativa marca a retomada plena do sistema de monitoramento e combate ao furto e roubo de veículos na Capital.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, da vice-prefeita Betina Worm e do secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon, que receberam a doação do presidente do Instituto Cultural Floresta, Claudio Goldsztein.

“Foram muitos os desafios deixados pela catástrofe climática, mas o Instituto Floresta é um grande parceiro que se prontificou a qualificar câmeras de videomonitoramento da cidade. As parcerias com o setor privado e a sociedade civil organizada são fundamentais para qualificar os serviços e fortalecer o combate à criminalidade” - Prefeito Sebastião Melo.

O secretário Aragon destacou os resultados já obtidos com o sistema. “Desde a implantação do cercamento eletrônico, houve uma redução de 88% nos casos de furto e roubo de veículos em Porto Alegre. Agora, em parceria com o Estado e a sociedade civil, vamos avançar também na implantação do reconhecimento facial para localizar crianças desaparecidas’’, afirma.

“A entrega dessas câmeras é mais um passo para fortalecer o monitoramento e a sensação de segurança que a população de Porto Alegre tem percebido nos últimos anos. Seguiremos sendo parceiros do poder público e da sociedade gaúcha na construção de uma cidade mais segura”, afirmou Claudio Goldsztein, presidente do instituto.

O cercamento eletrônico funciona por meio de câmeras com leitura automática de placas, capazes de identificar, em tempo real, veículos com registros de ocorrência. O sistema permite rápida atuação em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, contribuindo para a prevenção e resposta eficaz às situações suspeitas.

Também participaram da solenidade o secretário estadual adjunto da Segurança Pública, Mário Ikeda, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Comandante Nádia, além de representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, secretários municipais e vereadores.

 

 

Quéli Curtinaz

Lissandra Mendonça