Prefeitura pede apoio da bancada gaúcha para conclusão da segunda ponte do Guaíba

15/08/2022 10:37
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Senadores, deputados e vereadores foram recebidos pelo prefeito e vice na manhã desta segunda

O prefeito Sebastião Melo convidou deputados federais e senadores da bancada gaúcha no Congresso Nacional para debater na manhã desta segunda-feira, 15, os problemas decorrentes da não conclusão da segunda ponte do Guaíba, na entrada da cidade. Os parlamentares, incluindo representantes da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, discutiram sobre a possibilidade de destinar recursos a partir de emendas para o reassentamento das famílias que residem junto às alças de acesso.  

“Há dois importantes encaminhamentos a serem feitos. O término da obra civil que, tudo indica, deverá ocorrer na concessão, e fica nosso apelo para que seja o primeiro item da concessão. E a obra mais importante, que é a social, com o reassentamento das famílias”, - Prefeito Sebastião Melo.

O vice-prefeito Ricardo Gomes esteve em Brasília no final de julho para dialogar com os ministérios. “Precisamos de um prazo para que isso seja resolvido. Apresentamos o nosso senso de urgência e a importância de finalizar essa obra. É a entrada de Porto Alegre, é o caminho da Arena do Grêmio ao Centro e um ponto de conexão de diversas regiões com a Capital”, reforçou Gomes. 

Conforme o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, a prefeitura solicitou acesso ao cadastramento dos moradores realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Informalmente, o departamento informou que a ocupação inclui cerca de 600 famílias.

Mobilização - O deputado federal Giovani Cherini, coordenador da bancada, afirmou que construirão emenda e farão mobilização em Brasília para avançar as negociações com o governo federal. “Reafirmamos o compromisso da bancada com esta solução. Vamos trabalhar para abrir rubrica e podermos assumir compromisso com a finalização das intervenções para a ponte e os moradores”, disse. 

Melo agradeceu a mobilização dos parlamentares. “Esta união de esforços é fundamental. Além da bancada oferecer um valor de emenda para ajudar no reassentamento, acertamos que promoverão junto com a prefeitura e o governo estadual reuniões nos ministérios envolvidos para que o governo federal aporte os recursos necessários, porque só valores de emendas não serão suficientes para enfrentar um tema desta envergadura”, finalizou o prefeito. 

Participaram da reunião os senadores Lasier Martins, Luiz Carlos Heinze e a suplente do senador Paim, Reginete Bispo, e os deputados federais Alceu Moreira, Bohn Gass, Marcel Van Hattem, Márcio Biolchi, Onyx Lorenzoni, além de deputados estaduais e vereadores. Também acompanharam o debate o superintendente do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, o presidente da Associação das Empresas do Humaitá/Navegantes, Alexandre Fortes, e o vice-presidente do Conselho de Administração do Grêmio, Paulo Luz.

Carolina Seeger

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes