Prefeitura oferece 100 vagas para acolher pessoas em situação de rua no Tesourinha

17/05/2022 18:55
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Estrutura já está montada no local

A força-tarefa da prefeitura organizou uma central de acolhimento emergencial para atender as pessoas em situação de rua a partir da noite desta terça-feira, 17, no Ginásio Tesourinha. A decisão foi tomada devido à previsão de chuva, ventos fortes e queda brusca da temperatura nos próximos dias.

A infraestrutura montada tem capacidade para atender até 100 pessoas, e 50 kits de cama e higiene pessoal já estão prontos. Quem buscar abrigo no local receberá refeições, que serão serão servidas por meio de doações de parceiros. Também foi criado um espaço pet para recebimento dos animais. 

O prefeito Sebastião Melo esteve no Tesourinha para verificar os últimos preparativos para o acolhimento. "Agradeço todos os voluntários e aos parceiros da prefeitura que colaboram nesta força-tarefa", disse o prefeito. Pela manhã, Melo coordenou  a reunião da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), no Centro Integrado do Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic).

Equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) recebem as pessoas no local. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, afirma que a iniciativa é preventiva. “Ainda temos vagas na rede municipal de acolhimento, tanto nos albergues como nas pousadas, mas se houver necessidade estamos prontos para acolher quem precisar", salienta o secretário.

Como ficam os serviços:

Saúde - Serviços de saúde devem funcionar normalmente nesta quarta-feira, 18.

Educação - As aulas na rede pública municipal ficarão suspensas na manhã desta quarta-feira, 18, para avaliação dos impactos do mau tempo ao longo da noite e da madrugada. A rotina será retomada à tarde, incluindo as conveniadas. Na Educação Infantil, o atendimento inicia no período da tarde.

Equipes de plantão - As secretarias e órgãos de serviços públicos estão de prontidão. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu) estão com as equipes em alerta para ocorrências, como podas e remoções de árvores. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), reforçaram seus efetivos nas ruas da Capital. Equipes serão deslocadas para os pontos mais críticos e com mais risco de acidentes. O Gabinete da Causa Animal (GCA) atua no atendimento e auxílio aos animais de pessoas em situação de rua. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMDS) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) estarão nas ruas com horário estendido até as 22h fazendo abordagem e encaminhamento de pessoas em situação de rua para albergues, abrigos e pousadas.

Emergência - Os serviços municipais podem ser acionados pelo telefone 156 e pelo WhatsApp (51) 3433.0156. Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Como ajudar - A Campanha do Agasalho e Alimento 2022 - coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama foi lançada na semana passada e as doações podem ser feitas nos pontos cadastrados. Confira no site Poa que Cuida onde doar.

 

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes