Prefeitura monitora impactos da chuva e do vento durante a madrugada

08/11/2025 08:22

As equipes da Prefeitura de Porto Alegre seguem mobilizadas neste sábado, 8, para monitorar e atender ocorrências provocadas pela chuva e pelos ventos fortes registrados durante a madrugada. 

De acordo com informações do Centro de Monitoramento da Defesa Civil (Cemadec), as rajadas chegaram a 108,4 km/h no Clube dos Jangadeiros, na zona Sul da Capital. Também foram registrados ventos de 93,3 km/h na Vila Conceição; 77,4 km/h em Belém Novo; 74,8 km/h na Ponta Grossa; e 59,3 km/h no Aeroporto Salgado Filho.

Desde as primeiras horas da manhã, agentes da Defesa Civil Municipal percorrem as Ilhas do Guaíba para verificar possíveis danos e prestar apoio à população. A região enfrenta falta de energia elétrica, e a concessionária já foi acionada para restabelecer o fornecimento.

"Apesar do acumulado de chuva de 70 milímetros nas últimas 24h em algumas regiões, o sistema de drenagem está funcionando a pleno e não há alagamentos na cidade. Nossas equipes seguem trabalhando para minimizar os transtornos” - Prefeito Sebastião Melo.

Estruturas temporárias da Feira do Livro e da Feira da Agricultura Familiar, no Centro Histórico, não foram afetadas. A Defesa Civil atendeu duas ocorrências de destelhamento. Estão em atendimento cinco quedas de árvores ou galhos, principalmente nas ruas Monsenhor Veras (Santana); José Inácio (Belém Novo); e Pedro Chaves Barcellos (Mont’Serrat).

Abastecimento de água - A falta de energia elétrica prejudica o abastecimento de água em 63 bairros e localidades de Porto Alegre. Entre as estruturas afetadas estão as Estações de Tratamento de Água (ETAs) São João, Belém Novo e Ilhas. A concessionária foi acionada. O retorno será gradual, à medida em que a energia for restabelecida, levando mais tempo nas partes altas e/ou distantes do sistema. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) não registra ocorrências no sistema de drenagem urbana.

Chuva - Os maiores volumes de precipitação acumulada entre as 6h de sexta-feira, 7 e as 7h deste sábado, 8, foram registrados no Lami, com 70,2 mm; Lomba do Sabão, com 56,4 mm, e Sarandi, com 49,1 mm.

O alerta da Defesa Civil está vigente até as 12h, com previsão de redução dos ventos após este horário. Em caso de emergência, ligue para 199.
  

 

Lissandra Mendonça