Prefeitura leva o Mais Comunidade à Região Centro e reforça compromisso com demandas locais
O prefeito Sebastião Melo, secretários municipais e equipes técnicas percorreram neste sábado, 1º, diferentes pontos da Região Centro durante o roteiro do programa Mais Comunidade. A atividade contou com a participação de conselheiros do Orçamento Participativo (OP) e lideranças comunitárias, que acompanharam as visitas a locais com demandas apresentadas pelos moradores.
“Temos desafios em muitas áreas e o orçamento da prefeitura é curto. Mas quando a gente olha no olho das pessoas, entende o que realmente importa e faz um esforço conjunto para resolver as prioridades com quem melhor conhece a sua região. Temos muito carinho pelo Mais Comunidade, porque ele nasce da escuta e do diálogo. Governo tem que ouvir, dialogar e agir, é assim que a gente transforma a cidade e melhora a vida de quem mais precisa” - Prefeito Sebastião Melo.
O roteiro partiu da Subprefeitura Centro, na avenida João Pessoa, e incluiu visitas às comunidades Sossego, Vila Planetário, Ecoponto Alberto Bins, Assentamento 20 de Novembro e Quilombo Mocambo — onde foi encerrada a programação.
Entre as principais pautas levantadas, a regularização fundiária foi a demanda mais recorrente. No Quilombo Mocambo, essa pauta esteve no centro das discussões, com o objetivo de viabilizar a implantação de um programa habitacional na área.
Na avenida Alberto Bins, moradores e comerciantes reivindicaram reforço na segurança pública, especialmente diante de assaltos, presença de moradores em situação de rua, drogadição e prostituição. Também solicitaram melhorias na iluminação pública e ampliação do monitoramento da região.
Na Vila Planetário, a comunidade apontou a necessidade de intervenções na rede de drenagem (pluvial). Já na Vila Sossego, foi solicitada atenção especial da CEEE Equatorial quanto às pendências e deficiências identificadas na rede elétrica instalada.
Para todas as situações apresentadas, o prefeito determinou empenho máximo dos órgãos municipais, com novas visitas técnicas, reuniões e acompanhamento contínuo até que sejam encaminhadas as soluções necessárias.
O secretário municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural, Cássio Trogildo, ressaltou que o governo municipal mais uma vez reafirma o compromisso de estar presente nas comunidades, ouvindo as pessoas e avaliando as ações para aprimorar o atendimento da prefeitura. “Agora, cabe a nós, como Secretaria de Governança, a articulação com os demais órgãos municipais para que essas demandas sejam devidamente atendidas”, completou o secretário.
A Região Centro é composta pelos bairros Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília e Santana.
O Mais Comunidade, coordenado pela Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov), é um programa que aproxima a administração municipal das comunidades, promovendo diálogo direto e acompanhamento in loco das demandas regionais. Cada solicitação registrada durante os roteiros gera um protocolo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que é monitorado periodicamente até sua total resolução.
Andrea Brasil
