Prefeitura intensifica fiscalização e vistoria mais de 600 locais

05/04/2020 10:00
Anselmo Cunha / PMPA
SEGURANÇA
Cerca de 160 pesssoas foram abordadas em quatros dias de ação

A Prefeitura de Porto Alegre segue intensificando as fiscalizações pela cidade. A operação Esforço Concentrado Covid-19 vistoriou 639 comércios, indústrias e serviços entre terça-feira, 31 de março, e sexta-feira, 3, para verificar o cumprimento dos decretos municipais que preveem uma série de medidas de enfrentamento do coronavírus. A ação foi realizada nas regiões dos bairros Lomba do Pinheiro, Restinga, Cruzeiro, Cascata, Morro Santa Tereza, Centro Histórico, Sarandi, Cristo Redentor e também na avenida Assis Brasil, assim como em parques e praças. 

Dezenas de agentes dos órgãos de fiscalização do Município percorreram as áreas certificando o fechamento de atividades não essenciais. Do montante, 17 locais foram autuados, 15 foram interditados e 46 foram orientados quanto às práticas de combate ao coronavírus. O grupo também reforçou a inspeção do transporte. Ao todo, 925 ônibus municipais e intermunicipais, 245 táxis e 29 lotações foram conferidos.

“Nossas equipes foram às ruas para enfatizar a importância do isolamento social para impedirmos a propagação do coronavírus, mas também para advertir aqueles que estão em desacordo com as normas estabelecidas. Precisamos da colaboração de todos para cuidar da nossa cidade” - Prefeito Nelson Marchezan Júnior. 

Os parques e as praças tiveram supervisão extra durante a operação, com a presença de agentes a pé e de carro, levando a mensagem especialmente aos idosos, que estão impedidos de frequentar esses pontos sob risco de aplicação de multa. As equipes estiveram em 211 espaços abertos orientando a população. Na média, mais de 40 idosos foram abordados por dia – cerca de 160 pessoas nos quatro dias de ação. “As equipes de fiscalização relataram o descumprimento de medidas de contenção do coronavírus. Precisaremos ser mais rigorosos na aplicação de multas para idosos flagrados em parques e praças. Além disso, a iluminação de áreas esportivas será desativada”, ressalta Marchezan. Diante do quadro, novas medidas de fiscalização e conscientização podem ser tomadas nos próximos dias para equacionar o problema.

A força-tarefa é permanente e conta com a participação de agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Procon Porto Alegre, Guarda Municipal, Diretoria de Fiscalização, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com apoio da Brigada Militar e da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. 

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Juliane Soska

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes