Prefeitura é comunicada sobre desistência de uso de parte de praça

01/09/2023 18:28

A prefeitura recebeu nesta sexta-feira, 1º, ofício do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre comunicando a desistência da aquisição de parte da área pública na Praça Família Imigrante, localizada ao lado do histórico Edifício Tuyuty (rua Caldas Júnior esquina com Riachuelo). O documento foi entregue pelo registrador de imóveis João Pedro Lamana Paiva ao chefe do Gabinete do Prefeito, André Coronel, e ao secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer. 

Embora haja desistência da praça, o prefeito Sebastião Melo considera fundamental a instalação do cartório mais antigo do Estado no prédio histórico e tombado. “Ter um cartório deste tipo significa garantir a recuperação de um prédio histórico e circulação intensa de pessoas, o que representa mais segurança, economia local e vitalidade ao Centro”, afirma Melo.

Conforme projeto no âmbito do Programa de Reabilitação do Centro Histórico, estava prevista alienação de cerca de 20% da área pública de 515 metros quadrados anexa ao prédio tombado. A proposta previa que Registro de Imóveis adotaria a praça, ficando responsável por investimentos em revitalização, manutenção permanente do espaço verde e criação de Espaço Cultural, proporcionando melhor utilização pelos cidadãos.

Por solicitação do prefeito, o projeto de lei foi retirado da pauta de votação do Legislativo para aprofundar o diálogo e buscar entendimento entre empreendedores e moradores. O objetivo é conciliar a importância de preservação da edificação e encontrar alternativas para investir na qualificação do espaço público.

A revitalização do Centro Histórico é um dos projetos estratégicos desta gestão para alavancar a economia e o turismo, além de preservar o patrimônio histórico e arquitetônico da região.

 

Gonçalo Valduga

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes