Prefeitura divulga resultados da gestão em 2022 e assina novos contratos

09/03/2023 16:33
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito destacou compromisso com a cidade e com os cidadãos no evento

A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Extraordinária de Modernização e Gestão de Projetos, divulgou nesta quinta-feira, 9, em evento no Paço Municipal, o balanço de resultados da gestão em 2022. Os secretários e gestores dos órgãos de administração também assinaram novos contratos válidos para este ano. Os contratos +Gestão +Resultados são termos que formalizam metas a serem atingidas e os compromissos assumidos pelo governo. O principal objetivo é melhorar os serviços prestados à população. 

“Temos trabalhado muito para melhorar a vida da cidade e das pessoas, mas ainda precisamos avançar em questões essenciais. A assinatura do termo de compromisso que fizemos aqui é com a cidade e com os cidadãos” - Prefeito Sebastião Melo.

Em 2022, foram monitorados 205 projetos, 261 entregáveis e 136 indicadores de desempenho (Prometa). Também são acompanhadas emendas OGU (provenientes dos Deputados Federais), emendas impositivas e do Orçamento Participativo. “Os indicadores são fundamentais para orientarem os trabalhos e projetos das secretarias e da Prefeitura como um todo. Iremos analisar os resultados detalhadamente. Estamos otimistas com as prioridades deste ano, uma delas será potencializar o Projeto +4D”,  afirmou o vice-prefeito Ricardo Gomes.

Para a assinatura dos contratos 2023 serão monitorados 146 projetos, sendo 58 entregáveis e 140 indicadores de desempenho. No terceiro ano de governo, o foco está nos resultados, a fim de evitar perdas de recursos e otimizar o prazo para as entregas e qualificação dos serviços. Destacam-se projetos de melhorias nas áreas de lazer da cidade como ginásios e espaços esportivos. Também está previsto o desenvolvimento e fomento à economia criativa, e ampliação no atendimento aos idosos, mulheres e pessoas em situação de rua. 

“Este balanço é o resultado de trabalho conjunto feito por uma grande equipe da prefeitura. Com entendimento, coleguismo e organização, nos esforçamos para fazer um processo de gestão qualificado e estruturado. Mas o que une todos é a busca por fazer grandes entregas para mudar a vida de Porto Alegre", destacou Alexandre Borck, secretário extraordinário de Modernização e Gestão de Projetos

O presidente da Câmara Municipal, Hamilton Sossmeier, destacou a importância do Legislativo acompanhar as metas da gestão. “Como vereadores, somos o elo mais próximo de controle das demandas da população e o executivo. Por essa razão, nos alegra saber que a prefeitura tem atuado com um planejamento organizado” afirmou.

Destaques 2022 - Segundo os indicadores divulgados pela Secretaria Extraordinária de Modernização e Gestão de Projetos, em 2022 destacaram-se os serviços de zeladoria na cidade, como o projeto Prefeitos de Praças, que já nomeou 256 voluntários, e a adoção de espaços públicos e revitalização de viadutos, como José Loureiro da Silva, Dom Pedro I, Tiradentes e Imperatriz Leopoldina.

Também chamam atenção entregas de obras como um novo trecho da avenida Tronco, a ordem de início das intervenções no Quadrilátero Central e revitalização do viaduto Otávio Rocha. Na parte social, a gestão teve importantes conquistas, como a abertura da casa de passagem Bethânia, para mulher vítimas de violência. 

Na área da habitação, foram 406 acordos realizados no programa Regular permitindo que mutuários saíssem da situação de inadimplência. Mais de mil títulos de propriedade foram entregues. A gestão teve conquistas também na saúde e 39 unidades passaram a atender em horário ampliado. Além disso, avançou a reforça da enfermaria e UTI pediátrica do HPS e a Unidade de Saúde Ilha do Pavão foi reaberta à população. 

Confira os destaques em todas as áreas do governo.

  

 

Manuela Kuhn

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes