Prefeitura divulga balanço pós-temporal de 16 de janeiro

16/02/2024 12:09
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito coordenou trabalhos das equipes mobilizadas para atender ocorrências causadas pelo vento e chuva

A prefeitura divulga nesta sexta-feira, 16, o balanço da força-tarefa criada para atender aos impactos das chuvas e fortes ventos que castigaram a cidade em 16 de janeiro. As maiores ocorrências registradas foram quedas de árvores e galhos, falta de luz - que impactou no fornecimento de água e em serviços essenciais - sinaleiras, pontos de alagamentos e destelhamentos de casas. Um mês após o temporal, 85% do trabalho de recolhimento de resíduos foi concluído.  

O trabalho começou ainda antes da chuva, com o alerta preventivo da Defesa Civil e a convocação do prefeito Sebastião Melo para mobilização e organização das secretarias e órgãos de serviços. Equipes de servidores municipais e terceirizados atuaram ainda na madrugada do dia 16 para reestabelecer a cidade após o registro de ventos de 120 km/hora e 76mm de chuva.

O prefeito coordenou a força-tarefa em diversas reuniões de trabalho no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA). Melo decretou situação de emergência nível 2, simplificando as contratações necessárias e permitindo a solicitação e recebimento de recursos, de forma facilitada, das esferas estadual e federal.

O decreto possibilitou a concessão de saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a população que sofreu danos em suas casas. Moradores de 76 bairros podem solicitar saque direto na Caixa e os moradores de 18 bairros da Região Centro do Orçamento Participativo (OP), única região que precisa tramitar uma etapa junto à prefeitura, devem encaminhar o saque via 156 da prefeitura. Até 15 de fevereiro, o 156 registrou 1.206 solicitações.

Queda e remoção de árvores - A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) registrou 3 mil ocorrências de quedas de árvores e galhos em diversas regiões da Capital. Cerca de 2 mil toneladas já foram removidas e os resíduos destinados à Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro. Para atender essa demanda, 81 equipes entre próprias e contratadas estiveram nas ruas com Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu) e o apoio do Exército. A SMSUrb estima que 85% do serviço já foi executado.

Abastecimento de água - A falta de energia elétrica afetou o abastecimento de água em 73 bairros. Sem luz, as estações de tratamento e casas de bombas do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) ficaram inoperantes e 1,2 milhão de pessoas sem água. O abastecimento em toda a cidade foi normalizado depois de cinco dias. Melo se reuniu, em mais de uma oportunidade, com a direção da CEEE Equatorial para cobrar providências.

Em representação protocolada junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a prefeitura solicitou que o órgão abra uma fiscalização urgente na operação da CEEE Equatorial.

Caminhões-pipa - De forma emergencial foram disponibilizados 32 caminhões-pipas para levar água aos bairros mais afetados, hospitais e unidades de saúde.

Saúde - Os transtornos do temporal também afetaram serviços essenciais, como unidades de saúde, hospitais e escolas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reorganizou a rede em 100 unidades de saúde que tiveram restrições nos atendimentos por falta de energia, água, telefone ou internet.

Defesa Civil - Do dia 16 ao dia 19 de janeiro, mais de 300 ocorrências chegaram à Defesa Civil. Cerca de 10 mil metros de lona foram entregues e atenderam 1,8 mil casas.

Filipe Karam/PMPA
HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Mais de 4,3 mil telhas foram distribuídas

Doação de telhas - Um mutirão do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) fez a distribuição de 4.348 telhas adquiridas pela prefeitura e recebidas por meio de doações para casa danificadas.

Trânsito e mobilidade - A Central de Atendimento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recebeu e deu encaminhamento a 5.101 chamadas. Desde 26 de janeiro, 100% dos bloqueios foram liberados. Mais de 260 cruzamentos com semáforos foram impactados pela falta de energia. Para orientar o trânsito e circulação, a empresa colocou nas ruas 400 agentes.

Assistência social - O atendimento nas unidades da Fundação de Assistência Social (Fasc) também foi impactado com o fechamento ou restrição por falta de energia em 11 dos 23 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), quatro Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), três Centros Pop e um Centro de Idoso. A retomada dos serviços ocorreu em 19 de janeiro.

Educação - Em recesso escolar, a rede municipal registrou 56 escolas atingidas com algum dano e 35 sem energia elétrica.

Tecnologia - A Procempa atuou na reconstituição de fibras para acesso à internet, reestabelecendo a comunicação de serviços em unidades de saúde e estações do Dmae. Também forneceu equipamentos de rádio garantindo a comunicação de equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, EPTC e Carris em locais sem a comunicação convencional.

Doações e parceiros – Comunidade e parceiros da prefeitura colaboraram com a doação de mais de 97 mil litros de água; empréstimo de mais de dez motosserras para remoção de árvores e 963 telhas.

Leia mais:
Prefeito faz balanço e confirma funcionamento de todas as estações do Dmae
Prefeitura reforça equipes para os serviços após temporal
Temporal: 92% dos semáforos prejudicados pela falta de luz voltam a operar
Prefeitura amplia frota de caminhões-pipa para atender comunidades
Melo se reúne com direção da CEEE Equatorial para agilizar retorno dos serviços
Transtornos do temporal ainda afetam serviços de saúde
Equipes da prefeitura seguem nas ruas atendendo ocorrências do temporal
Dmae prioriza envio de caminhões-pipa para hospitais e unidades de saúde
Prefeitura busca minimizar transtornos causados pelo temporal nos serviços de saúde
Prefeitura decreta situação de emergência após temporal
Estragos do temporal prejudicam serviços municipais
Retorno da energia é essencial para retomada do abastecimento de água
Melo afirma que prioridade é restabelecer energia e água
Forte temporal atinge Porto Alegre
Porto Alegre entra em alerta devido à possibilidade de forte chuva na Capital

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes